Nossa Gente, nossos talentos: conheça histórias de perseverança e superação do povo de Laguna
Persistentes, aguerridos e lutadores, a população de Laguna não tem um único rosto, mas todos compartilham o histórico de garra e perseverança. O mesmo ímpeto que motivou Anita Garibaldi a lutar e nunca desistir, foi o mesmo que contagiou a lagunense Juliana Fernandes a buscar pelo os seus sonhos, mesmo quando ninguém acreditava que seria possível.
Criada no bairro Progresso, Juliana tem origem de família humilde e ainda muito jovem perdeu o pai, se separou do irmão e teve que assumir a responsabilidade de trabalhar, cuidar da casa e da mãe com problemas de saúde. Foi neste período que ela decidiu que seu sonho era entrar na universidade e mudar seu futuro e da sua família.
Sempre estudiosa, aos 14 anos já tinha concluído mais de 16 cursos de informática, conhecimento que usou para conquistar o primeiro emprego ainda na adolescência. Lecionava para crianças de baixa renda técnicas de computação, ofício que atuou até conseguir alcançar o primeiro passo para realizar seu grande sonho de passar na faculdade.
Em 2013, passou no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e conquistou a bolsa integral para cursar Ciências da Computação na UNESC em Criciúma, mas conseguiu trocar a vaga para estudar Direito.
“Uma amiga havia me informado que tinha passado no vestibular e até então eu nem tinha olhado a minha pontuação porque achei que não iria passar, mas para a surpresa de todo mundo e para a minha, eu tinha conseguido. Ninguém da minha família acreditava que seria possível, meu tio fez questão de sair de Porto Alegre para ir comigo até a faculdade e confirmar que eu tinha entrado”, conta Juliana.
Ainda assim, muitos desafios e obstáculos na vida da estudante estavam por vir. Faltando um semestre para se formar, os problemas de saúde da mãe pioraram, e os estudos em Criciúma precisaram ser trancados. “Nesta época foi muito difícil, mas eu precisava cuidar da minha mãe, então larguei tudo e voltei para ficar com ela, tentei passar minha bolsa para a UNISUL, mas não aceitaram”.
Obstinada em voltar a estudar, Juliana conseguiu bolsa na CEDUP, em Tubarão, onde se graduou em técnico de administração. Mas ainda não era o bastante, sempre motivada em buscar ainda mais conhecimento e se profissionalizar, concluiu o curso de Gestão de Recursos Humanos pela FUCAP, na cidade de Capivari, em 2017. Mesmo assim, diversas dificuldades financeiras começaram a aparecer, desempregada há 7 meses e sem conseguir oportunidade, Juliana foi à luta outra vez para conseguir seu espaço no mercado de trabalho.
“Quase em desespero, entrei em contato com o pessoal da Fundação Irmã Vera, contei toda minha história, levei meu currículo e o pessoal conseguiu uma entrevista de emprego para mim na prefeitura, e, felizmente, passei. Entrei como estagiária de RH, mas com o programa Frente de Trabalho, fui me profissionalizando e até hoje estou na gestão municipal, mas agora como Diretora de Habitação do setor de Contabilidade da prefeitura”.
Mesmo com a estabilidade e diversas realizações pessoais conquistadas, a vontade de seguir estudando não pararam. No ano passado, em 2020, iniciou o MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Coaching, curso que no momento está trancado devido às dificuldades causadas pela pandemia.
A história de Juliana é para admirar e se inspirar, muitas pessoas próximas a ela disseram que a sonhadora nunca conseguiria entrar na faculdade, mas como ela mesmo afirma “aprendi a acreditar em mim e a fazer o meu caminho pelas minhas próprias pernas, sem depender de ninguém”. E, se puder dar um conselho aos que ainda estão no começo da trajetória seria: nunca desista, e principalmente, dê valor a todas as oportunidades que você receber. Seja grato a quem te ajuda, se esforce e acredite em você mesmo.
Mais informações para a imprensa
Jornalista Iuleska Valls SRP 165571
Gerência de Comunicação
Fone: (48) 3644-0334 (ramal 21) (48)3644-1655
E-mail: comunicacao@laguna.sc.gov.br
Site: www.laguna.sc.gov.br