Saúde reforça importância das medidas de prevenção a Covid-19

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforça que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser adotados por toda população para redução da transmissão do vírus no Estado. Entre as principais medidas de precaução estão: uso de máscaras, distanciamento social e higienização frequente das mãos.

 

 

Enquanto os catarinenses esperam as suas respectivas fases de vacinação, as medidas de contenção da transmissibilidade da doença continuam sendo recomendadas pelos técnicos da Secretaria de Saúde e autoridades.

 

 

A coordenadora da imunização da Secretaria de Saúde, Rosimari Rodriguês. Alerta sobre a continuidade da prevenção para toda a população e, principalmente, aos vacinados. “Uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos deve continuar”, ressalta.

 

 

– Uso de máscara:

 

o uso correto e constante da máscara é fundamental para proteção pessoal e coletiva.

 

 

– Máscaras profissionais:

 

As máscaras PFF2 e N95 são as opções mais seguras do mercado. Se essa for a sua escolha, o indicado é ter mais de uma unidade e ir alternando o uso. A recomendação é deixar a máscara em local arejado e não utilizar a mesma no outro dia. Esse modelo não deve ser lavado nem higienizado com álcool. O ideal seria ter, ao menos, cinco unidades para ir utilizando ao longo de um mês.

 

 

– Máscaras de tecido:

 

Não use versões com bordados ou intervenções que perfurem o tecido, nem máscaras de lã, nem máscaras com válvulas. Bandanas, lenços e máscaras de acrílico também não são indicados, porque não garantem proteção.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de máscaras de tecido com três camadas, compostas da seguinte forma:

 

• uma camada interna de material absorvente, como algodão;

• uma camada intermediária de material não tecido, como polipropileno;

• uma camada externa de material não absorvente, como poliéster ou mistura de poliéster.

 

 

O modelo deve cobrir o nariz, a boca e o queixo e ser presa com elásticos. Se preferir, pode utilizar por cima uma máscara cirúrgica, o que, conforme o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), essa combinação protege em até 92% contra o coronavírus.

 

 

– Protetores faciais

 

Esses são complementares às máscaras. Não devem ser utilizados sozinhos.

 

 

Outras medidas

 

Além da escolha correta da máscara, é preciso manter constantemente a higienização das mãos. Se não for possível lavar com água e sabão, é importante utilizar álcool em gel 70%.

 

Não se esqueça de manter os ambientes arejados e de evitar aglomerações. Respeite as medidas restritivas da sua cidade.

 

 

Assessoria de Comunicação