Sábado, dia 17, tem vacinação contra gripe
As unidade de saúde vão estar abertas das 8hs às 17h.
A campanha será feita em três etapas. Nesta primeira serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de ter bebê).
Segundo a coordenadora do setor de imunização, da Secretaria de Saúde, Mari Rodriguês, a vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza, reduzindo o agravamento da doença.
Unidades Básicas de Saúde que irão abrir:
Farol;
Mar Grosso;
Magalhães;
Campo de Fora ;
Progresso;
Portinho;
Cabeçuda;
Caputera;
Ribeirão.
A campanha de imunização contra o novo coronavírus segue simultaneamente.
A orientação é que as pessoas dos grupos prioritários que foram vacinadas contra a Covid-19 respeitem um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra a gripe.
Durante a semana a vacina está disponível nas salas de vacina Passagem da Barra Mar Grosso Magalhães Campo de Fora Progresso Portinho Cabeçuda.
Campanha de Vacinação contra Influenza será em três etapas:
A imunização contra gripe vai ocorrer em três etapas, de forma escalonada. A vacinação dos trabalhadores da saúde iniciará nas próximas semanas, assim que novas doses forem recebidas.
– Primeira etapa (17/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde;
– Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;
– Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A doença
A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica.
Estima-se que, em média, o tipo A causa 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio do tipo B. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais e, também, por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas.
Em geral, essas são associadas ao aumento das taxas de hospitalização e de mortes por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam doenças crônicas e fatores de risco. O vírus C raramente causa doença grave.