Números de idosos faltosos é baixo na vacinação contra a Covid
As pessoas de 66 e mais não estão faltando nas etapas da imunização contra o coronavírus. Até esta quinta-feira, dia 15, às 15h, são 8.888 mil vacinados, primeira dose 6.373 mil e segunda 2.515 mil.
Resultado do trabalho das agentes comunitárias, vacinadoras e toda as equipes das unidades de saúde.
“Caso um idoso não compareça. O que é raro. Nós já acionamos a família, até mesmo, a agente de saúde, vai na casa da pessoa”, explica a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Rosimari Rodriguês.
Todos os dados dos vacinados são registrados no Ministério da Saúde. Rotineiramente, o sistema é abastecido, com a dose, cpfs, nome e endereço dos vacinados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Além disso, é necessário realizar a busca ativa das pessoas que não compareceram para o recebimento da segunda dose
No caso da vacina Astrazeneca, as pessoas que tomaram a primeira dose desta vacina ainda estão dentro do intervalo recomendado para a aplicação da segunda dose, tendo em vista, que o intervalo é de 3 meses entre a primeira e a segunda dose.
A Coronavac são 28 dias, da primeira dose.
O Governo Federal está encaminhando as vacinas para Laguna, de acordo com dados das últimas campanhas de vacinação contra a gripe.
Listas dos vacinados são impressas, quando chega o dia da vacinação contra a Covid, o idoso é chamado pelo nome conforme o agendamento.
Quem faz o trabalho são as agentes de saúde, que dão o suporte para as vacinadoras e técnicas de enfermagem nas unidades das oito salas de vacinação do município.
Não quero tomar vacina
Poucos casos surpreenderam as vacinadoras de pessoas se negando a tomar vacina.
“Conversamos com os filhos. Eles convenceram os pais que já foram imunizados”, lembra Rosimari.
Segundo ela, “todos os idosos vacinados estão cientes da importância. Agradecem e ficam felizes e aliviados”.
No começo, de acordo com Rosi, ficaram assustados com boatos que chegavam nos grupos de rede social de mensagem instantânea.
A vacinação não tem prazo para encerrar. “Estamos dependendo das doses que chegam do Ministério da Saúde”, diz Rosimari.
Assim que terminar a imunização de idosos (pessoas com 60 anos ou mais) contra a Covid-19, o próximo grupo de acordo com o Plano Estadual de Vacinação será de comorbidades