Laguna recebeu 9.401 mil doses de vacinas para combater o coronavírus

Até está segunda-feira, dia 19, o município vacinou 6.508 mil pessoas dos grupos prioritários, com as primeiras doses da vacina Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Fio Cruz. A segunda dose soma 2.893 mil.

 

 

Totalizando 9.401 mil doses recebidas do Ministério da Saúde, entre trabalhadores da Saúde, profissionais das forças de segurança e idosos de 90 até 66 anos.

 

 

Os dados são de acordo com o vacinômetro divulgado nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde. O objetivo, de acordo com a secretária da pasta Gabrielle Siqueira, é dar mais transparência nas informações de quantas doses estão sendo recebidas e o andamento das aplicações. “O nosso propósito é divulgar a cada início de semana um novo vacinômetro com a atualização dos dados”, afirma.

 

 

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Rosimari Rodriguês, a diferença entre a primeira dose e segunda dose entre determinados grupos é “decorrente do prazo de cada laboratório, do Butantan são até 28 dias, da Fio Cruz são até três meses”, salienta.

 

 

O sistema imune demora, em média, 14 dias após a aplicação da segunda dose da vacina para produção de anticorpos.

 

 

Os cuidados devem permanecer como o uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações.

 

 

Mesmo protegida dos sintomas, uma pessoa imunizada ainda pode transmitir a infecção.

 

 

Toda vacina implica numa redução de transmissão, mas o combate efetivo ao vírus passa pela manutenção dos cuidados básicos até que a quantidade de pessoas vacinadas seja suficientemente grande.

 

 

Aglomerações também devem ser evitadas.

 

 

O Governo Federal está encaminhando as vacinas para Laguna, de acordo com dados das últimas campanhas de vacinação contra a gripe, média de 18 mil pessoas aptas para a imunização.

 

 

Prazo de vacinação

 

Coronavac – média de 28 dias, depois da primeira dose

 

Astrazeneca – Fio Cruz – três meses de intervalo da primeira dose

 

Os imunizados devem ficar atento a carteira de vacinação, onde está marcada a data da segunda dose.

 

O agendamento ocorre nas unidades de saúde.