Parceria entre Educação e Apae amplia formação dos profissionais da rede municipal na inclusão escolar

Na busca pela melhoria no ensino de crianças com deficiência e/ou dificuldades na aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Laguna (APAE), estão realizando um projeto de formação continuada sobre a adaptação de materiais concretos para trabalho com estes alunos, ampliando a inclusão escolar.

Nesse processo, o foco não é somente os conteúdos a serem trabalhados, mas também as necessidades específicas de cada aluno que faz uso do material durante o processo de aprendizagem. “Sabemos que a construção e adaptação de materiais é um dos grandes desafios da inclusão escolar, contudo, não temos dúvidas que os recursos certos e a acolhida realizada de maneira humanizada são responsáveis por uma aprendizagem mais significativa e permanência dos estudantes nas escolas”, disse a formadora Graziela Laurindo.

Todo o processo de formação é acompanhado pela psicopedagoga Roberta Alves dos Santos, atualmente responsável pela inclusão na Secretaria de Educação. “A inclusão só será possível com a participação de todos, e no que diz respeito à escola, teremos que contar com a equipe gestora, professores regentes e auxiliares, auxiliares de serviços geral e toda a comunidade escolar trabalhando junto”, salientou.

E complementa “adaptação de material já deve ser uma prática constante ao atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem, contudo, é necessário que os professores sejam capacitados, compreendendo questões específicas relacionadas à prática de sala de aula e ao desenvolvimento dos conteúdos”.

Por enquanto, para evitar aglomerações, seguindo as regras do PlanconEdu, os encontros acontecem com pequenos grupos, que se deslocam até a APAE, e conjuntamente os profissionais envolvidos discutem sobre práticas e possibilidades de trabalho, com foco na eliminação das barreiras atitudinais.