Idosos com 64 e 63 anos já podem agendar a vacina

A Secretaria da Saúde inicia a nova fase de vacinação contra a Covid-19 para idosos com 63 e 64 anos ou mais. A vacinação está prevista para começar na terça-feira, dia 27, com agendamentos realizados durante a semana.

 

A vacina utilizada será Astrazeneca/Oxford/Fio Cruz com três meses de intervalo entre a primeira e a segunda dose.

 

Em alguns bairros devido o número de imunizados, o local de vacinação mudou, para evitar aglomerações. Como no Mar Grosso, que será na Associação do Banco do Brasil. Em Cabeçuda será no salão paroquial. 

 

Dia 27 – das 13h às 17h

 

Campo de Fora – na unidade de Saúde (Carioca)

Mar Grosso – sede da Associação do Banco do Brasil, atrás da unidade de saúde do Mar Grosso

Magalhães – na Secretaria de Saúde

Progresso – no Nasf (na unidade de Saúde)

Cabeçuda – salão paroquial

Portinho – Unidade de saúde do Portinho

 

Interior

 

Dia 27

Ribeirão

8h às 11h

 

Dia 28

Região da Ilha

8h às 16h

 

Dia 29

Caputera

8h às 11h

 

Para avançar para demais faixas etárias, com a primeira dose, a Prefeitura de Laguna, aguarda a chegada de mais imunizantes enviados pelo governo estadual, através do Ministério da Saúde.

 

A Secretaria de Saúde aguarda o plano de vacinação do Governo do Estado em relação a imunização dos professores da rede pública estadual e privada.

 

Depois de encerrar a vacinação nas pessoas com 60 anos, a próxima etapa, de acordo com o plano nacional de imunização será para comorbidades, com idade de 18 a 59 anos. No Estado de Santa Catarina estão aptos 636.478 mil pessoas.

 

Saiba quais as comorbidades clique aqui Plano Estadual de Vacinação, página 17.

 

A expectativa é iniciar a imunização deste grupo no final de maio, início de junho.

 

A secretária de Saúde, Gabrielle Siqueira, alerta para os benefícios da vacinação contra a Covid-19 é a principal ferramenta prevenir a ocorrência de casos graves, hospitalizações e óbitos na população em geral.

 

Somente a imunização tem a capacidade de reduzir a transmissão do vírus, a partir do momento, que se alcance altas coberturas vacinais na população. Cuidados como uso de máscara, lavar sempre as mãos e evitar aglomerações devem ser seguidos.

 

Por isso, é fundamental que os indivíduos pertencentes aos grupos prioritários busquem se vacinar, assim que foram convocados.

 

Até está quinta-feira, dia 22, o município vacinou 10.867 mil pessoas dos grupos prioritários, com a primeira e segunda doses da vacina Coronavac/Butantan e a primeira dose da Astrazeneca/Fio Cruz.