Laguna aplicou 10.640 mil doses de vacina
Até está sexta-feira, dia 23, 14h, o município tinha vacinado 6.925 mil pessoas dos grupos prioritários, com as primeiras doses da vacina Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Fio Cruz. A segunda dose soma 3.715 mil.
Totalizando 10.640 mil doses recebidas do Ministério da Saúde, entre trabalhadores da Saúde, profissionais das forças de segurança e idosos de 90 até 65 anos.
Nesta semana estão sendo vacinadas pessoas com 63 e 64 anos.
Os dados são de acordo com o vacinômetro divulgado nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde.
O objetivo, de acordo com a secretária da pasta Gabrielle Siqueira, é dar mais transparência nas informações de quantas doses estão sendo recebidas e o andamento das aplicações. “O nosso propósito é divulgar a cada início de semana um novo vacinômetro com a atualização dos dados”, afirma.
Sobre as diferenças entre primeira e segunda dose a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Rosimari Rodriguês, explica “a diferença entre a primeira dose e segunda dose entre determinados grupos é decorrente do prazo de cada laboratório, do Butantan são até 28 dias, da Fio Cruz são até três meses”, salienta.
O sistema imune demora, em média, 14 dias após a aplicação da segunda dose da vacina para produção de anticorpos.
Os cuidados devem permanecer como o uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações.
Mesmo protegida dos sintomas, uma pessoa imunizada ainda pode transmitir a infecção. A vacina é, principalmente, para combater o agravamento da doença.
Toda vacina implica numa redução de transmissão, mas o combate efetivo ao vírus passa pela manutenção dos cuidados básicos até que a quantidade de pessoas vacinadas seja suficientemente grande.
Aglomerações também devem ser evitadas.
O Governo Federal está encaminhando as vacinas para Laguna, de acordo com dados das últimas campanhas de vacinação contra a gripe, média de 18 mil pessoas aptas para a imunização.
Prazo de vacinação
Coronavac – média de 28 dias, depois da primeira dose
Astrazeneca – Fio Cruz – três meses de intervalo da primeira dose
Os imunizados devem ficar atento a carteira de vacinação, onde está marcada a data da segunda dose.
O agendamento ocorre nas unidades de saúde.
Plano Estadual de Vacinação
Assim que terminar a imunização de idosos (pessoas com 60 anos ou mais) contra a Covid-19, o próximo grupo de acordo com o Plano Estadual de Vacinação será de comorbidade.
Pessoas com 18 a 59 anos com uma ou mais das comorbidades pré-determinadas.
O Governo do Estado deverá anunciar novas prioridades de grupos mais expostos e com mais riscos de complicação.
O que são comorbidades ?
São doenças ou condições de saúde que aumentam o risco de condições mais graves. A estimativa em Santa Catarina é de 636.478 mil pessoas.
Porém esse número poderá ser maior, pois muitos podem estar fora do cadastro do SUS. Para essas pessoas, será necessário comprovar com atestado medico ou receitas de medicamentos de controle da comorbidade.
A Secretaria de Estado da Saúde ainda não tem data para o início da vacinação das pessoas com comorbidades. A chamada depende da chegada de novas doses, e da conclusão da vacinação de idosos e profissionais de saúde.