Conselho Municipal de Educação debate ações para campanha antitabagista nas escolas, estudos étnicos raciais e escola bilíngue

Representantes do Conselho Municipal de Educação de Laguna (COMED) se reuniram, neta quarta-feira (5), para discutir  sobre assuntos relevantes ao funcionamento, organização e acompanhamento  das ações  pedagógicas  e estratégicas das escolas municipais, sempre priorizando a qualidade de ensino dos estudantes  da rede municipal de ensino.

“Os conselheiros debateram sobre instrução normativa que vai tratar da normatização e campanha antitabagista nas escolas da rede municipal, visando a conscientização da comunidade escolar com relação às normas legais e os malefícios que o vício do cigarro pode trazer”, destacou a Secretária de Educação, Juliana Fagundes.

Outro destaque da reunião, segundo a gestora da pasta, foi sobre a proposta da professora e conselheira, Dilsimar Tereza, sobre a aplicação do estudo das relações étnico raciais, com pautas sobre a raça, classe e gênero, discutindo as formas de aplicabilidade das leis 10.639/2003 (Sobre a cultura afro brasileira com vistas a sua transversalização) e à lei 11.645/2008 que inclui o estudo da cultura indígena.

No encontro também foi divulgada a notícia  de que Laguna será a cidade pioneira em Santa Catarina a ter uma escola bilíngue, “projeto desenvolvido  entre Prefeitura Municipal de Laguna, Ministério da Educação  e principalmente  a comunidade surda que a tanto tempo vinha lutando para que esse sonho virasse realidade”, complementou Fagundes.