Fundação Lagunense de Cultura homenageia potencial histórico-cultural do município no Dia Internacional dos Museus

Preservar a história e a memória coletiva de um povo é mais do que um desafio, é um prazer. E os museus são verdadeiros instrumentos de manutenção deste elo entre passado, presente e futuro. Sua função nos ajuda a compreender hoje o que nos trouxe até aqui e de que forma podemos seguir adiante de modo a estabelecermos uma análise contextualizada das ações históricas, políticas e culturais de uma comunidade ou mesmo de  toda uma nação.

“No Dia Internacional dos Museus, a FLC reconhece o potencial histórico-cultural de nossa cidade, amplamente salvaguardado por nossos lindos museus. Nossos cumprimentos a toda equipe de profissionais que se dedica a manter a nossa história viva e apaixonante a cada dia”, disse a Presidente da FLC, Vanere Almeida da Rocha Pires.

O Museu Histórico Anita Garibaldi está integrando a programação mundial para celebrar o Dia Internacional de Museus. A 19º Semana dos Museus em Laguna, com realização da Fundação Lagunense de Cultura, começou a ter programação diária ontem, dia 17 e segue até 23 de maio, nas redes sociais, devido à pandemia do coronavírus.

A programação vai contar a história do Museu, como eram as salas e as exposições, o trabalho sendo feito e as melhorias, que foram pensadas e serão executadas não só na estrutura física, como também nos modos de expor o acervo.

O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar é o tema escolhido mundialmente pelo Conselho Internacional de Museus para o Dia Internacional dos Museus 2021, que acontece hoje, 18 de maio.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM segue  a mesma temática para a Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 17 e 23 de maio.

A ideia é propor a reflexão sobre o futuro dos museus. De acordo com o tema, reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

Programação no facebook/museuhistoricoanitagaribaldi e no @museuanitagaribaldi

Segunda-feira, dia 17, de maio

Tema: Museu Histórico no passado, presente e futuro

Terça-feira, dia 18 de maio