Aprovado: Concessão do Mercado Público de Laguna será de 20 anos

Aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara de Vereadores realizada nesta terça-feira, 18, a concessão sem possibilidade de prorrogação dos boxes do Mercado Público de Laguna passa a ser de 20 anos.

 

O projeto sobre a ampliação do prazo de uso dos 24 boxes do Mercado, foi enviado ao Legislativo no fim do mês de abril, um pedido do Prefeito de Laguna Samir Ahmad: ““A sociedade lagunense está cansada dessa espera, precisamos agilizar o processo e o prazo de utilização do espaço, a ideia é atrair mais investidores para a cidade, desta maneira, gerando mais empregos e visibilidade de nosso município. O Objetivo é tornar mais atraente para os investidores. Dando maior segurança jurídica quanto a ficar no imóvel pelo menos por 20 anos se cumprindo todo o regulamento interno”, destaca o chefe do executivo.

 

O setor jurídico do município deve iniciar a redação do edital nesta quinta-feira, 20, já o Gabinete Municipal aguarda a chegada da lei aprovada para a sanção do Prefeito. O prazo para a finalização do edital de acordo com o Prefeito é de 40 dias, contados a partir desta quinta: “Feito isso, este processo de edital, teremos mais um prazo para que as adequações e investimentos necessários sejam feitos por parte dos investidores. Vamos lutar com todas as forças para a reinauguração do Mercado”, afirma o Prefeito.

 

Mais sobre o Mercado:

 

Fundado em janeiro de 1897, o Mercado Público de Laguna é um dos cartões postais mais belos da cidade de Laguna. Com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social, o BNDS, em 2014 foi iniciado no espaço o processo de restauração do prédio, mas, as obras precisaram ser paralisadas no ano seguinte, em setembro de 2015, devido a uma investigação instaurada pela Polícia Federal sobre outras obras que eram realizadas no município. O BNDS suspendeu o recurso, e por anos tapumes esconderam uma das edificações mais importantes do município.

 

História:

 

Em janeiro de 1897, o Mercado Público Municipal foi inaugurado proporcionando aos comerciantes que trabalhavam próximos ao cais um espaço fechado e coberto para realizar seus negócios. Quarenta e dois anos depois, no dia 20 de agosto de 1939, o prédio sofreu um incêndio, restando apenas as paredes externas. O atual Mercado Público foi construído próximo ao anterior, em duas etapas, a primeira em 1958 e a segunda parte em 1968.
O novo edifício com linguagem arquitetônica art dêco foi considerado moderno para época, uma edificação grande e bem arejada. O térreo foi utilizado como sede do Mercado Público, e o pavimento superior recebeu a sede da municipalidade
Em janeiro de 2020 a obra de restauro do Mercado foi entregue. Devido a pandemia do novo coronavírus, o espaço segue de portas fechadas, mas a previsão para a abertura da licitação se aproxima.