Equipe da Sepagri participa de capacitação para auxiliar pescadores ao programa SisTainha

Com o objetivo de prestar melhor assessoria aos pescadores durante a safra da tainha 2021, a Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca, promove capacitação sobre o programa SisTainha aos servidores da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura. O curso foi realizado ontem (20) e contou com a participação da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento e Polícia Militar Ambiental. 

 

 

A proposta da capacitação é auxiliar os agentes na realização do cadastramento de pescadores no programa SisTainha. O MAPA disponibilizou o técnico, Pedro Braga, de Brasília, para capacitar servidores municipais e iniciar os trabalhos na região da Ilha, em Laguna.



 

Em cumprimento da Portaria SAP/MAPA n. 106, de 7 de abril de 2021, os pescadores serão cadastrados no sistema MEUGOV para após reportarem a captura da pesca da tainha no programa. O acompanhamento é importante para controlar e monitorar o andamento da safra 2021 e auxiliar no quantitativo de cotas para a próxima safra. 

 

 

A medida adotada pelo Governo Federal pretende que a safra da tainha aconteça regularmente sem entrar na lista das espécies ameaçadas de extinção contidas na Portaria n. 445 do MMA.

 

 

O Governo Federal e a equipe da Sepagri estão cada vez mais próximos da comunidade pesqueira, com políticas públicas voltadas ao povo do mar, as quais fortalecem a pesca catarinense.