Visita técnica para troca de conhecimentos sobre a educação bilíngue

A  equipe da Secretaria Municipal de Educação e Esportes realizou, nesta semana, uma visita técnica no Instituto Federal Santa Catarina – Câmpus Palhoça Bilíngue.

Nessa oportunidade, foram trocadas informações a respeito da educação bilíngue, na perspectiva da Libras como primeira língua e do Português como segunda língua para surdos, no intuito de subsidiar o projeto de instalação da Escola Bilíngue para Surdos em Laguna.

Segundo a Diretora Geral do IFSC Palhoça Bilíngue, Eliana Cristina Bar, “o maior desafio está na logística de transporte dos alunos surdos, na mobilização das famílias para a valorização do ensino bilíngue, além da viabilização de infraestrutura física e pedagógica adequada à educação de surdos”.

Toda a estrutura física do espaço foi analisada, como também conhecido os laboratórios de criação de material didático, recursos audiovisuais, atendimento educacional especializado e informática.

“O espaço do Campus Palhoça Bilíngue precisa ser entendido como uma referência no Brasil, e estamos nessa visita técnica para aprender e trazer para Laguna as experiências já bem sucedidas no ensino de alunos surdos”, destacou a Secretária de Educação, Juliana Fagundes.

No ano de 2021, a Secretaria de Educação de Laguna, em tratativas com o Ministério da Educação, já organiza o projeto de construção e instalação de uma das 5 escolas bilíngues para surdos no Brasil.