Audiência Pública irá definir nova composição do Fórum Municipal de Educação
A Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Seduc) realizará uma audiência pública para nova composição do Fórum Municipal de Educação, no dia 30 de junho, às 14h, no auditório da Prefeitura Municipal (cobertura do Centro Administrativo Tordesilhas).
“A Secretaria preocupada em implementar mecanismos de planejamento educacional participativo que garantam o diálogo como método e a democracia como fundamento, apresentou ao poder executivo uma proposta de alteração na composição do Fórum Municipal de Educação, que foi acatada pelo prefeito Samir e publicada em Diário Oficial sob o Decreto nº 6.469, de 29 de abril de 2021”, esclarece a secretária da pasta, Juliana Fagundes.
A necessidade de alteração partiu da observação de inoperância do fórum, instituído em 2013, o que fez com a Seduc sugerisse trazer mais representatividades ligadas à educação municipal para estudar políticas educacionais que promovam a democratização da gestão e a qualidade social da educação.
O atual formato do Fórum conta com quinze órgãos ou entidades voltadas à educação que irão atuar no monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, bem como irão planejar e organizar espaços de discussões sobre as políticas da educação e acompanhar, junto ao legislativo, a tramitação de projetos educacionais.
“Este é um importante marco da educação pública de Laguna que contará com um espaço de participação social na formulação e acompanhamento de políticas educacionais”, destacou Fagundes.
Todos os órgãos e entidades abaixo relacionados estão convidados a participar deste momento importante para a educação lagunense:
– Gestores da educação básica (setor público e privado);
– Trabalhadores da educação infantil (setor público e privado);
– Trabalhadores do ensino fundamental I (setor público e privado);
– Trabalhadores do ensino fundamental II (setor público e privado);
– Trabalhadores do ensino médio (setor público e privado);
– Trabalhadores da educação de jovens e adultos;
– Trabalhadores da educação especial;
– Estudantes da educação básica (escola pública e privada);
– Estudantes do ensino superior (instituição pública e privada);
– Pais de estudantes da educação básica (escola pública e privado);
– Instituições de Ensino Superior;
– Comissão de Educação da Câmara Municipal;
– Conselho Municipal de Educação;
– Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente;
– Conselho Tutelar;
– Sindicato de trabalhadores em educação;
– APAE;
– Organizações sem fins lucrativos voltadas à educação;
– Escolas Profissionalizantes (quando houver).