Educação e Conselho Tutelar definem ações de Busca Ativa Escolar

Conselheiras do Conselho Tutelar de Laguna se reuniram com a Secretária de Educação e Esportes, Juliana Fagundes, para definição de ações e garantindo a retomada do Programa APOIA nas escolas e creches municipais.

 

Todas as escolas de educação básica de Santa Catarina – estadual, federal, municipal ou particular retornam com o uso do Programa APOIA, o qual trata de combater a infrequência escolar com mais eficiência, agilidade e de modo informatizado por meio do Programa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

 

 “Estamos cientes que ainda estamos em pandemia e a frequência escolar está sendo possibilitada de maneira presencial, semipresencial e não presencial, no entanto, é preciso articulação intersetorial para resgatar alunos que estão afastados das escolas e que não tem o acompanhamento adequado”, reforça a Secretária de Educação, Juliana Fagundes.

 

A conselheira Adriana Luiz Amorim destaca ainda que “o APOIA trabalha em rede, tendo o compartilhamento de responsabilidades entre a escola, Conselho Tutelar e Ministério Público, em que todos assumem o compromisso de trazer o aluno de volta à sala de aula.”

 

O público-alvo do Programa APOIA são crianças e jovens de 4 a 17 anos que não completaram o ensino obrigatório.