Formação Continuada na Escola encerra semestre e mobiliza 22 instituições municipais de ensino

Na semana passada encerrou a 5ª Formação Continuada na Escola promovida pelas 22 instituições municipais de ensino, entre escolas e creches, finalizando o 1º semestre de estudos.

 

A temática abordada emocionou os profissionais da educação municipal que se envolveram ativamente na realização de leituras e dinâmicas sobre a autonomia discente e cidadania. No mês de julho, foram retomados autores como José Francisco de Almeida Pacheco, o qual é um educador português e renomado dinamizador da gestão democrática na Educação e, ainda, abordou-se leituras referentes a filosofia de Reggio Emília, que adota princípios que entende a criança como  protagonista de seu desenvolvimento, que precisa ser escutada e, o adulto, como colaborador, observador e guia do processo de aprendizagem das crianças.

 

Vários estudos já citam que, quando bem estruturado, o aprimoramento profissional dentro do ambiente de trabalho é um dos mais eficientes instrumentos para a melhoria do ensino.

 

Sobre a proposta apresentada pela Secretaria de Educação de Laguna desde a abertura do ano letivo de 2021, destaca-se a ideia de bom aproveitamento dos espaços de tempo remunerados e dedicados ao que se identifica a hora-atividade. “Pela primeira vez cumprimos o que cita a Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, a qual estabelece que 1/3 da jornada do docente deve ser dedicado à preparação de aulas e às demais atividades fora da sala. Contudo, sabemos que não basta cumprir o que diz a lei, precisamos entender o que é qualidade, investindo em pautas que de fato sejam significativas para a educação e promovendo o que entendemos por formação continuada na escola”, destacou Juliana Fagundes, Secretária de Educação.

 

Educação promove formação de profissionais técnicos e destaca o que prevê o Plano Municipal

 

Todos os espaços educativos do sistema municipal de ensino estão vivenciando uma intensa programação de formação continuada, contando com cursos, estudos, reuniões e organização de metas por setor de trabalho.

 

Seguindo cronograma de reunião já previsto, a equipe técnica atuante na sede da Secretaria Municipal de Educação discutiu, na última semana, assuntos importantes, como gestão democrática, pirâmide organizacional e de responsabilidades de toda a educação municipal.

 

Todos os setores da secretaria tiveram a oportunidade de trocar ideias e compreender as ações de curto, médio e longo prazo, relacionadas às metas e estratégias do Plano Municipal de Educação. Nessa mesma proposta, foi apresentado relatório parcial das ações já desenvolvidas neste primeiro semestre de trabalho e explanado sobre pontos que ainda precisam receber mais atenção e investimento.

 

 “Não é possível falar de educação de qualidade se não partirmos da ideia de formação continuada, e essa afirmação serve para todos os envolvidos. O ano de 2021 abriu uma nova fase para a Educação Municipal de Laguna, a qual tem orgulho de ser um espaço de diálogo e comprometimento com o futuro de toda a sociedade, com ênfase nas crianças e jovens”, destacou a Secretária de Educação, Juliana Fagundes.