Educação e Conselho Tutelar definem ações conjuntas

A Secretaria de Educação promoveu, nesta quarta-feira (07), reunião entre os Gestores das Escolas Municipais e Conselho Tutelar para esclarecer sobre as ações de Busca Ativa e o Programa APOIA On-line. “Foi destacada a importância da sensibilização dos responsáveis em relação aos vínculos estabelecidos com a escola, que durante a pandemia foram tão prejudicados”, salienta a gestora da pasta, Juliana Fagundes.

 

As Conselheiras Michely e Adriana, no decorrer da reunião, responderam dúvidas e orientaram sobre as responsabilidades compartilhadas no trabalho em rede nas ações do Busca Ativa, com articulação entre os equipamentos públicos, como o CRAS, CREAS, PSF e demais.

 

 “Os alunos infrequentes devem ser o foco dos nossos esforços, pois se combatermos efetivamente essa situação estaremos prevenindo o abandono e a evasão escolar”, reforçou a conselheira Michely.

 

Foi tratado de maneira específica do Sistema On-line do Programa APOIA, tutorial enviado pelo Ministério Público, modos de acesso, registro de aluno em situação de infrequência, emissão de relatório e encaminhamentos ao Conselho Tutelar.

 

Segundo a Secretária de Educação “essa iniciativa se deu pela necessidade de aproximarmos as escolas do Conselho Tutelar, e fazer com que todos se tornem parceiros, sempre pensando no melhor aos alunos”.