Saúde: Quase 4 mil consultas médicas foram realizadas em Laguna
Dedicação, profissionalismo e muito trabalho! Este foi o resumo do primeiro semestre de atuação para as equipes de saúde da Policlínica do município. Em apenas seis meses, um total de 3.927 consultas foram feitas entre atendimentos com especialistas médicos, exames e outros procedimentos.
Os dados, divulgados pela Secretaria de Saúde, apontam que em janeiro deste ano, 401 pessoas estavam esperando atendimento para cardiologia, alguns pacientes estavam desde 2018 no aguardo. Conforme a pasta, as filas puderam ser reduzidas após contratações de novos especialistas para atuar no município.
“No início do ano começamos a campanha A Fila Anda, no qual nos dedicamos em realizar diversos mutirões de consultas e exames para que todas as pessoas que estivessem aguardando atendimento fossem atendidas o mais rápido possível, para isso, abrimos chamamento para credenciamento de alguns profissionais”, explica a secretária de saúde Gabrielle Siqueira.
Ainda segundo o levantamento, foram realizados 105 procedimentos de cirurgia geral, 37 de otorrinolaringologista, 150 de ortopedia, 755 para psiquiatria e 476 para dermatologista. Mutirões que seguem sendo realizados, como para exames cardiológicos de teste ergométrico, ecocardiograma e ressonância magnética. Além dos exames de ortopedia, tomografia, endoscopia e colonoscopia.
A secretaria de Saúde ainda faz um apelo à população sobre a quantidade de faltas nas consultas e exames agendados. “A fila tem que andar, para isso lançamos a campanha, pedimos que se não puder comparecer a consulta ou procedimento, avise com antecedência para que outra pessoa possa ser atendida”. Conforme alerta Gabrielle, 21% das pessoas não compareceram na primeira consulta, totalizando 473 atendimentos perdidos. Já nos retornos, o índice de ausência chega a 16%, com o total de 168 consultas agendadas e não realizadas.