Escolas Municipais fazem parte do Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Santa Catarina

Muitas ações voltadas ao Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Santa Catarina estão sendo desenvolvidas nas escolas municipais de Laguna.

As práticas de trabalho desenvolvidas na Escola de Educação Básica Comandante Moreira estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e pode ser destacado nas seguintes ações:

Papa-pilhas: a ideia é dar o devido fim as pilhas e baterias usadas, devido aos malefícios das mesmas quando descartadas no meio ambiente, temos um espaço de coleta para elas.

Brechó Quero de Novo: Reusar para preservar. Com a participação de toda comunidade, inclusive municípios vizinhos, a escola tem recebido doações de roupas, sapatos e outros em boas condições levando as pessoas a reaproveitá-los para seu uso, evitando o descarte na natureza.

Projeto Saúde e Bem Estar Animal: Na frente da escola foi instalado um comedor de ração, para que os pets de rua da comunidade possam se alimentar diariamente. Também estamos a todo vapor na coleta de tampinhas plásticas, que será revertida em recursos para castrações de desses animais.

Projeto Reciclar na Ilha: Em parceria com a UAP( União das Associações de Pescadores da Ilha) a escola está coletando embalagens plásticas, papelão, ferro e alumínio para venda e devida reciclagem.

Uso de chás: Cuidar da saúde através dos benefícios que a natureza nos dá  infusões de chás são, diariamente, oferecidos aos funcionários aproveitando os princípios ativos de cada erva incentivando o cultivo das mesmas inclusive em reunião de pais.

As cores da Reciclagem

A professora Bruna Camilo, da EEB Custódio Floriano de Córdova, está realizando a atividade “As cores da reciclagem” com a turma do 1º e 2º ano. A atividade tem como propósito os alunos entenderem a separação do lixo reciclável relacionando com a cor de cada material.

Em sala a professora elaborou junto com os alunos, utilizando copos descartáveis com seus  respectivos rótulos indicando as lixeiras que devem ser descartados os tipos de lixos.

Reciclagem: Projeto Reciclar na Ilha

A EEB Custódio Floriano de Córdova também uniu-se ao projeto “Reciclagem na Ilha”, com o objetivo de sensibilização ambiental dos alunos em relação ao lixo.

A escola terá um ponto de coleta de materiais recicláveis, com envolvimento dos alunos, funcionários e comunidade na coleta e destinação destes materiais.

Outras ações também relacionadas aos ODS estão acontecendo nas escolas da rede municipal e serão divulgadas ao longo dos próximos meses.