Defeso do camarão começa nesta quinta-feira, dia 15
Começa nesta quinta-feira (15) o período do defeso do camarão, em todo complexo lagunar. Até 15 de novembro, está proibida a captura e a comercialização do camarão oriundo das lagoas do Mirim, Imarui, Santo Antônio, Santa Marta, Garopaba do Sul, Camacho, Noca, Ribeirão Pequeno e Manteiga.
São quatro meses em que fica proibida a pesca do camarão, para que o período de procriação e crescimento do crustáceo não seja interrompido. De junho a novembro é a época do ano em que aumenta a quantidade de camarões jovens, que ainda não chegaram à idade reprodutiva.
O Defeso do Camarão é ordenado pela Instrução Normativa do Ibama (nº 21, de 07 de julho de 2007), que proíbe a pesca do camarão-rosa e do camarão-branco, no período de 15 de julho a 15 de novembro, com qualquer modalidade e petrecho, na região do complexo lagunar.
Durante esses quatro meses, os pescadores do município recebem o auxílio de um salário mínimo por mês, do Governo Federal.
A Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) participou de uma reunião na sede da Policia Militar Ambiental com representantes da Epagri, da secretaria de pesca do Estado, pescadores e fórum do complexo lagunar sobre o início do período de defeso do camarão e medidas de fiscalização que serão adotadas pelos órgãos responsáveis.
A fiscalização durante esse período é feita pela 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental. Todas as redes de aviãozinho deverão ser retiradas das lagoas citadas e quem for pego pescando ou comercializando essas espécies de camarão pode ser multado, sofrer sanções administrativas, entre outras penalidades.