Podcast produzido por alunos da rede municipal fala sobre ansiedade na adolescência

Na tentativa de envolver os adolescentes e desenvolver um projeto com uso de novas tecnologias na Escola Custódio Floriano de Córdova, na Passagem da Barra, o professor de educação física, Phillipe Guedes Matos, lançou este mês um Podcast, com ajuda dos alunos.

 

“Muitas vezes os alunos não eram ouvidos sobre as atividades que tinham interesse. Na forma como eram executadas, eles tinham resistência de participar e trocar ideias. Em conversa com eles encontramos um formato bacana, que eles gostam, e chegamos ao podcast”, conta o professor.

 

O “CustodioCast” como foi nomeado, lançado na semana passado, trouxe um tema escolhido pelos próprios estudantes: a ansiedade na adolescência. “O tema foi unânime entre eles. Queriam muito falar sobre esse assunto”, revelou Guedes.

 

Então, no primeiro episódio trouxeram a psicóloga Izabel Martins Villa, e fizeram a gravação na própria escola. Um questionário foi enviado de forma antecipada com perguntas mais comuns entre os adolescentes. Para gravar, foram definidos dois apresentadores e um convidado.

 

Entre os principais questionamentos, estavam dúvidas sobre o que é a ansiedade, os tipos e níveis que existem, relação com o sono, crises, entre outros assuntos relacionados. Segundo a psicóloga entrevistada, a ansiedade é uma emoção e está presente em todos.

 

“Ela não é ruim, ela é boa. Graças a ela que a gente se move, age, toma iniciativas, decisões. A ansiedade em um nível adequado ela é boa. Temos que encontrar o equilíbrio dela. Hoje existem vários transtornos de ansiedade. Entre os estudantes o mais comum é o transtorno de desempenho escolar”, revela.

 

Apesar de ser gravado pelo próprio celular, ainda de forma amadora, o podcast alcançou boa repercussão e resultou num conteúdo de qualidade, com participação proativa dos alunos e retorno positivo também dos pais deles.

 

“A ideia é que ele aconteça todo mês, com novos episódios e temas, realizado junto com os alunos do nono ano”, completou o professor.

 

O material está disponível para acessar em todas as plataformas de podcast. Acesse o link para escutar: https://open.spotify.com/episode/0HBYcheJDUA1EcaD8lHA5M