Turismo participa de lançamento oficial da temporada de observação de Baleias Franca

Este ano a temporada de observação de Baleias Franca terá um evento de lançamento, na próxima terça-feira (20), às 9h, na sede estadual do Sebrae/SC, em Florianópolis, com transmissão pelo canal da entidade no Youtube: www.youtube.com/sebraesc, com a participação da Secretaria de Turismo de Laguna.

As baleias já estão aqui desde o dia 12 de junho, chegaram mais cedo nessa temporada e no último sobrevoo realizado pela SCPAR/Acquaplan, 15 cetáceos foram avistados na Rota da Baleia Franca, formada pelas cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba.

A temporada 2021 contará com reforço na divulgação e apoio através do Sebrae/SC, Santur e Prefeituras Municipais das três cidades, com o objetivo de potencializar o crescimento do turismo regional durante a pandemia da Covid-19.

“Com o distanciamento social, a procura por roteiros de ecoturismo, em espaços ao ar livre, em contato com a natureza, cresceu significativamente. Queremos aproveitar essa demanda espontânea e ampliar a promoção do destino com uma campanha temática até novembro, quando encerra a temporada de avistamento”, disse a Analista da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

O reforço na promoção da Rota da Baleia Franca contará com uma campanha de marketing em canais digitais e também em meio “offline”, como instalação de outdoors por diferentes regiões do estado, revistas e spots em rádios. Também serão realizados os Festivais Gastronômicos nas três cidades, além de apoio na elaboração dos Planos Municipais de Turismo.

“Essa campanha vem ajudar no trabalho para consolidação do destino. Contribuirá na divulgação das cidades, de todo o trade turístico da Rota. Será um ganho com muitos resultados, consolidando uma temporada turística de inverno. Aguardamos resultados positivos”, destacou o Secretário de Turismo, José Mello Junior.

A Rota da Baleia Franca

A Rota da Baleia Franca (RBF) é um destino de ecoturismo no litoral sul de Santa Catarina, com foco em observação de Baleias Franca. É desenvolvida por empreendedores de três cidades (Laguna, Imbituba e Garopaba) com o objetivo de fortalecer um roteiro de inverno, na baixa temporada.

Além do destino se enquadrar num novo contexto de turismo, devido à pandemia do novo Coronavírus, que prevê distanciamento social e atividades na natureza, a RBF não se resume às baleias, alia também esportes de aventura, trilhas, praia, cultura, história, observação de aves e outros cetáceos, como os Botos Pescadores de Laguna.

O grupo, formado por guias de turismo, condutores ambientais, artesãos, proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, representantes de associações, instituições e do poder público, com apoio do Sebrae e Prefeituras, está se desenvolvendo, desde 2015, baseado em diretrizes de sustentabilidade, governança, melhoria do ambiente de negócios e representatividade.

Saiba mais sobre a Rota da Baleia Franca:

A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com o apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo da Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Saiba mais no site: www.rotabaleiafranca.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/rotadabaleiafranca

Instagram: @rotadabaleiafranca