Formação continuada na escola mobiliza 21 instituições de ensino

Conforme Calendário Letivo de 2021 e Programa de Formação Continuada na Escola, as 21 unidades de ensino estão focadas em discussões e aprofundamentos acerca dos temas Educação Patrimonial e Gamificação. 



A Formação Continuada na Escola iniciou no mês de fevereiro e tem trazido para as instituições de ensino a abertura de diálogos nunca antes propostos, conforme temas centrais e transversais. Os momentos de formação acontecem na carga horária remunerada dedicada à hora atividade.

 

Os mediadores levam para suas instituições de ensino propostas dinâmicas de estudos e troca de conhecimentos, e no mês de julho, a valorização do Patrimônio Cultural traz à tona questões dos espaços físicos municipais e sua valorização cultural, como também reconhece as especificidades locais, levando em consideração que todas as comunidade têm também sua própria história. 

 

Um dos exemplos de práticas desenvolvidas na semana de formação é o resgate das tradições locais, que por meio de uma gincana cultural escolar, promovida pela Escola de Ensino Básico Agrícola Índio Guimarães, as famílias apresentaram e repassaram ensinamentos da cultura local aos estudantes, valorizando o que se entende por herança cultural, que éo conjunto de valores, tais como manifestações sejam elas artísticas, literárias, danças, ritos, que formam um legado que determinado povo deixa para suas próximas gerações ou mesmo para outros povos

 

Ainda com a proposta da Formação, profissionais docentes e gestores escolares estão discutindo sobre as possibilidades de se ensinar e aprender por meio de jogos, tanto eletrônicos quanto físicos.

 

 O Professor Me. Philipe Guedes, atuante na EEB Custódio Floriano de Córdova, e um dos principais formadores acerca do tema, destaca que um dos maiores benefícios de se trabalhar com a Gamificação na Educação, “É envolver os alunos como protagonistas da sua própria aprendizagem, pois eles mesmos querem acertar questões, resolver problemas e propor novas estratégias de resolução de problemas”.