Pedagogas do município e da Frente Antirracista promovem live sobre “Vivências de Mulheres Negras no Sul de Santa Catarina”

A Frente Antirracista de Laguna e região realizará uma Live Especial em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e, que compõe o calendário estadual em comemoração aos 120 Anos de Antonieta de Barros.

 

Inspirado em Tereza de Benguela, uma importante liderança quilombola do século XVIII, o mês de julho é marcado nacionalmente por uma série de eventos que evidenciam a luta das mulheres negras por direitos, dignidade e reconhecimento.

 

Nesta live que acontecerá no dia 25, serão abordados aspectos das vivências e re-existências de mulheres negras no Sul de Santa Catarina, trazendo visibilidade para algumas questões muitas vezes silenciadas, mas que são reveladoras de outras perspectivas sobre as relações sociais, raciais e de gênero nesta região, considerando os reflexos da escravidão no Brasil e as tentativas de superação de suas marcas históricas.

 

Quando: 25/07, domingo, 18h0

Transmissão: https://instagram.com/farlaguna

 

✔Ao final teremos uma Roda de Conversa. Venham somar com a gente!

 

Ariane Domingues de Jesus

Pedagoga, com pós graduação em Educação Especial, é professora do Ensino Fundamental I na EEB Comendador Rocha e, ativista na Frente Antirracista de Laguna.

 

 

Claudete Nascimento Eufrásio

Pedagoga com pós-graduação em Prática Interdisciplinar na Educação Infantil e Séries Iniciais, é professora da Educação Infantil no CEI Pequeno Cisne. Atua como integrante da Frente Antirracista de Laguna e vice-presidente do Instituto Ganga Zumba, membra da diretoria do Sindicado dos Servidores Público de Laguna, representando os trabalhadores da educação, e atualmente é presidente da APP do CEI Pequeno Cisne.

 

Hagnes Corrêa

Graduada em Comunicação Social e Designer de Moda pela Unisul Tubarão. Atua como Designer, Comunicadora, Artesã e Produtora Cultural. É militante do PSOL Tubarão, do Observatório de Pesquisas e Estudos de Mulheres Negras (OPEMN) e membra fundadora da Frente Antirracista de Laguna.

 

Juliana Regazoli (mediadora)

Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Laguna e Conselheira da Setorial de Cultura Afro-brasileira. É membra fundadora do Observatório de Pesquisas e Estudos de Mulheres Negras (OPEMN), da Frente Antirracista de Laguna e região, e da Associação de Educadores Negras/es/os de Santa Catarina (AENSC). Atua como professora de Sociologia na rede estadual de educação, pesquisadora, ativista e produtora cultural.