Laguna homenageia os profissionais de educação da rede municipal

Atuar em escolas e na educação de crianças, jovens e adultos é uma missão digna de reconhecimento e aplausos. No Dia Nacional do Profissional da Educação, comemorado hoje, dia 6, o município quer homenagear os 515 profissionais que atuam nas 21 instituições de ensino, entre escolas e creches municipais.

 

“Ser professor é partilhar o que sabemos, procurar aprender, praticar o que ensinamos aos alunos. É apostar na esperança, trabalhar com algo que não está pronto ainda. Entender-se parte de um processo de transformação, uma aposta no futuro. Sou muito grata por trabalhar na rede de ensino municipal”, conta a pedagoga e diretora da Escola Municipal do Morro Grande, Tatiana Cardoso.

 

A Secretária de Educação, Juliana Fagundes, também salienta a importância desses profissionais para a educação de qualidade no município. “Nossa missão nessa gestão é valorizar esses profissionais e investir cada vez mais em formação continuada”, destaca.

 

Saiba mais sobre a data:

 

O dia 6 de agosto marca uma data de valorização e reconhecimento para os funcionários de escola. O ano de 2015 marca a primeira comemoração desde que foi sancionada a lei 13.054/2014, que institui o Dia Nacional dos Profissionais de Educação.

 

A lei nº 13.054/14 é um resgate histórico necessário para reconhecer o valor de todos que formam a comunidade escolar, principalmente aqueles que ficavam à margem, sofrendo preconceito, apesar do seu importante papel dentro da escola.

 

A data de comemoração escolhida se refere à sanção da Lei 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reconhecendo os funcionários de escola como profissionais de educação. A mudança da Lei Nacional da Educação insere os funcionários de escola habilitados na categoria de profissionais da educação escolar básica, juntamente com os professores e pedagogos, e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de ensino básico: educadores que passaram a ser valorizados e reconhecidos como profissionais de educação em todos os municípios brasileiros.