Projeto de escolinhas esportivas devem voltar com a abertura do Ginásio Bertoldo Werner

A Direção da UDESC – Centro de Educação Superior da Região Sul de Laguna, representada pela Professora Patricia Sunye e Professora Elisa Dell Antonio, com a equipe da Secretaria de Educação e Esportes, representada pelo Professor Ronaldo Bonifácio, Secretárias Juliana e Lumary, realizaram as tratativas finais para elaboração do termo aditivo que habilita o uso do espaço pelas escolinhas esportivas.

Desde o começo do ano, várias reuniões que discutiram o tema foram feitas, com visita técnica ao local. Após firmado o termo de parceria técnico-científica, os planos já se estenderam à reabertura do ginásio e a organização das turmas de alunos das escolinhas.

O planejamento do departamento de Esportes conta com a abertura de projetos voltados às modalidade de futsal, voleibol, handebol, futebol de campo, tênis de mesa, xadrez, remo em caiaque, jiu jitsu, atletismo e basquete em diversos municípios.

Atualmente, o Sistema Municipal de Ensino de Laguna conta com 23 unidades educacionais, entre escolas, centros de educação infantil, biblioteca pública e Polo Universitário UAB, e uma das demandas mais importantes é o incentivo à prática de esporte em jogos escolares e em projetos que atendem alunos em contraturno. Contudo, considera-se a possibilidade de atender conforme a demanda de crianças e jovens oriundas de escolas estaduais e privadas, desde que haja vagas que excedam o número de alunos interessados da rede municipal.

Cabe destacar que os alunos que participam de projetos que envolvem a prática de esporte muitas vezes fazem parte de famílias carentes, não sendo aberto a possibilidade de aquisição de uniformes e materiais esportivos por conta dos responsáveis, devendo partir de iniciativa da Gestão Municipal a aquisição, guarda e garantia de bom uso de uniformes e demais materiais voltados a prática esportiva.

Segundo o Professor Ronaldo Bonifácio, “o projeto tem como principal intenção apoiar a prática de esporte, com abertura de projetos específicos de interesse social e educacional, primando pelo desenvolvimento humano de boas práticas esportivas e manutenção do bem estar social.”

Enfatiza-se ainda a iniciativa do desenvolvimento do esporte de rendimento de acordo com o trabalho de treinamento, respeitando o tempo de resposta de cada participante e suas especificidades físicas, sociais, emocionais e intelectuais, com apoio contínuo ao paradesporto, sempre voltado à saúde de crianças e jovens do Município de Laguna.

A Secretária Adjunta da Educação, Senhora Lumary, afirma que “a abertura do ginásio com certeza trará uma nova perspectiva para o esporte do município. É importante destacar que investir em esporte é garantir oportunidades para nossas crianças e jovens”.

O projeto visa apoiar a prática de esporte de forma a possibilitar que façam parte de equipes e atividades que envolvam a prática esportiva recreativa e paradesportiva, de competição e promoção à saúde, sendo este uma das ações idealizadas pela gestão como forma de garantir o oferecimento de uma educação pública de qualidade para todos.