Nutricionistas da Educação orientam sobre alimentação saudável nas escolas

As nutricionistas que atuam na Secretaria Municipal de Educação e Esporte, estão realizando ações de orientação para uma alimentação mais saudável no ambiente escolar.

A coordenação das ações de serviço de merenda, licitação de alimentos, armazenamento e manipulação de alimentos que são destinados às instituições municipais estão alinhadas às legislações vigentes e também correspondem às orientações do Conselho Regional de Nutricionistas.

A  Nutricionista, Fernanda Bergler, ressalta que “Culturalmente sabemos que os hábitos alimentares não começam nas creches e escolas, trazemos conosco muitas preferências na seleção de alimentos pelos sabores nos apresentado em casa, junto a nossas famílias, mas é importante que possamos relacionar essas preferências aos alimentos saudáveis, como também, temos a exigência de se seguir as orientações técnicas e profissionais que norteiam nossa função”.

A Resolução CD/FNDE nº 06, 8 de maio de 2020,  também aumenta a restrição de produtos cárneos como embutidos, aves temperadas, empanados, pratos prontos, conservas, líquidos lácteos com aditivos ou adoçados, biscoito, bolacha, pão, bolo, margarina e creme vegetal. Além disso, proíbe alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para crianças de até três anos.

“Muitas creches sentiram essa mudança, pois a proibição da adição de açúcar traz uma certa estranheza em relação ao sabor que é comum a muitos, mas precisamos investir na conscientização de todos, não só das pessoas atuantes em escolas e creches, mas também das famílias, daqueles que compõem a vida da criança, para que todos possam viver melhor e superar hábitos alimentares que prejudicam a saúde”, destaca a nutricionista Ana Paula sobre as mudanças na alimentação dos pequenos.

Uma outra mudança importante, a partir da Resolução, para assegurar um cardápio mais saudável aos estudantes e fortalecer as ações de educação alimentar e nutricional nas escolas fica determinado o aumento da oferta de frutas e hortaliças e inclui a obrigatoriedade de oferecer alimentos fonte de ferro heme como carnes, vísceras, aves e peixes no mínimo quatro vezes por semana.