Bem Estar Animal: Prefeitura avalia parceria com universidade para expandir programa de castrações

O Governo Municipal, representado pelo prefeito Samir Ahmad e pela secretária de Pesca e Agricultura, Patricia Paulino, estiveram nesta quinta-feira (9), com o reitor da universidade Unibave, Prof. Guilherme, para avaliar uma possível parceria para ampliar o programa de castrações. Objetivo é atender ainda mais os animais abandonados em Laguna e aumentar o controle populacional de cães e gatos. 

 

A colaboração ainda está em viabilidade de estudo e dependerá de recursos. Atualmente, a Prefeitura realiza em média 60 castrações de animais de rua por mês, além da microchipagem em cada cão e gato esterilizado. 



O programa, executado pela Gerência de Bem Estar Animal com a supervisão da Secretaria de Pesca e Agricultura, foi implementado no município em abril deste ano e já alcançou cerca de 266 animais castrados. O prefeito Samir Ahmad, ressalta que essa é uma demanda antiga e que a gestão municipal está engajada em resolver. 



Entenda a necessidade de castração destes animais: 

 

Castração define-se como um tipo de cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, que tem o objetivo de impedir que esses animais se reproduzam desordenadamente. Para tanto, é necessário que exista um local adequado para realização do procedimento, bem como cuidados pós-cirúrgicos. A importância da castração desses animais está relacionada ao controle populacional dos mesmos, prevenindo, reduzindo e eliminando a mortalidade desnecessária e as causas de sofrimento destes animais, além da prevenção de uma série de doenças.

 

No município de Laguna essa superpopulação de animais errantes já tornou-se um problema de saúde pública, pois infelizmente a maior parte dos animais não conseguem um lar e acabam ficando pelas ruas, sendo vítimas de maus tratos, sede, fome, doenças e outros males.

 

Estudos indicam que em um período de 06 (seis) anos uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 (sessenta e quatro) mil filhotes, o que demonstra a necessidade da medida.