Secretaria de Pesca e Educação se unem para um bem maior: uma vida mais saudável para as crianças
A última sexta-feira (10), foi um dia de muito verde, aprendizado e interação com a natureza nas escolas do município. Dois projetos, fomentados em parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Pesca e Agricultura, foram realizados em diferentes escolas e fizeram com que crianças da rede municipal aprendessem sobre plantação e colheita de hortaliças.
Na Escola de Educação Básica Elizabeth Ulyssea Arantes, a turminha do 6º ano deu um show no projeto de plantio de hortaliças, atividade realizada em parceria com o Horto Municipal. A professora de geografia Denise Farias auxiliou os alunos a fazerem a adubação de cobertura com esterco de galinha nos canteiros de plantação de couve-flor e alface, para que as hortaliças fiquem prontas para a colheita.
De acordo com a professora Denise, a ação tem o objetivo de unir diferentes disciplinas.”É uma atividade interdisciplinar, trabalhamos com produtos orgânicos, o que é ótimo, pois só faz bem para o organismo e o meio ambiente.” A professora também comenta a boa participação dos estudantes, “os alunos se apaixonam por participar da horta. Tanto que plantaram as mudas de alface e couve enquanto semeavam os rabanetes”, conclui.
A outra ação foi no Cei Cisne, começando desde cedo pelas professoras Josiane, Viviane, Silvana, Enilse e Luciani, fazendo a colheita de hortaliças juntamente com os alunos do pré I e II do Centro de Educação Infantil Cisne. As professoras relataram sobre os benefícios que a interação com a natureza faz. Para elas, a participação do pré-escolar no projeto foi muito importante, sendo que a interação com a natureza deveria estar sempre presente durante todo o processo de ensino e aprendizagem da criança.
As mestres ainda agradeceram a parceria para o projeto e a mudança ocasionadas na aprendizagem dos alunos. Elas comentam que muitas crianças acreditam que todo alimento vem direto do mercado, sem o conhecimento de que para comer salada é preciso plantar para colher.
Ainda de acordo com o grupo de professoras do CEI Cisne, é possível perceber uma melhor aceitação por parte de algumas crianças em comer ou até mesmo experimentar verduras e hortaliças na hora do lanche.