Profissionais das escolas e creches municipais realizam ações relacionadas ao Setembro Amarelo
A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Laguna finalizou a 8ª Semana de Formação Continuada na Escola e promoveu espaços de discussões e reflexões sobre o “Setembro Amarelo”.
Entre os dias 20 e 24 de setembro, nos momentos de carga horária remunerada de hora atividade, profissionais da educação atuantes em 21 escolas e creche municipais desenvolveram atividades com o tema central “Movimentos corporais significativos”, e como tema transversal “Primeiros Socorros na Escola e a conscientização pela vida”.
Desde a abertura do ano letivo, as formações continuadas na escola têm oportunizado leituras, debates, discussões e aprofundamentos de temas que dizem respeito às práticas de ensino e a formação do profissional ao longo da vida, envolvendo equipe gestora, professores, alunos, em alguns casos, até mesmo os familiares.
A Secretária de Educação, Juliana Fagundes de Carvalho Luz, relata a melhoria da educação no município: “O trabalho de formação desenvolvido nesse ano altera tudo que a rede entendia como formação continuada e hora atividade. Durante muito tempo, uma das maiores reclamações era que os professores não tinham material para estudo em suas unidades, ou até mesmo organização dos momentos de formação, e esse ano conseguimos mudar essa realidade”.
O tema transversal, que nesse mês abordou “Primeiros Socorros na Escola e a conscientização pela Vida”, abordou também aos pensamentos suicidas e a importância da oportunidade de fala para quem sofre de problemas emocionais, principalmente os que acabaram começando devido as tensões provocadas pela pandemia.
Sobre a formação continuada que foi desenvolvida nas unidades esse ano, a Especialista em Assuntos Educacionais, atuante no CEI do Bairro Progresso, Cinara de Souza D’Espindola, destaca a importância que o programa teve: “A formação continuada nos proporciona muitas reflexões da prática pedagógica e veio pra despertar as potencialidades dos servidores de nossa rede. São momentos de troca e reafirmação de que educação se faz com pesquisa e comprometimento…Durante os momentos da formação continuada, observamos o quanto temos a aprender com os nossos pares e parceiros externos. Somos propulsores de novos conhecimentos com intuito de proporcionar uma prática dinâmica e atualizada às nossas crianças e principalmente nos redescobrir como profissionais pensantes e ativos.”, termina Cinara dando importância a convivência entre o copo escolar e os demais da sociedade.
Saiba mais sobre os próximos temas:
Outubro/2021 – 9ª Formação Continuada na Escola
Tema Central: Desenvolvimento da competência socioemocional na escola
Orientação para leitura e discussão:
A escola e o seu papel no desenvolvimento das competências socioemocionais:
<https://diarioescola.com.br/competencias-socioemocionais/>
Currículo Base do Território Catarinense
Tema transversal: Inteligência Emocional
Novembro/2021 – 10ª Formação Continuada na Escola
Tema Central: Diversidade na Escola
Orientação para leitura e discussão:
Gritam-me negra. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=RljSb7AyPc0>
Sugestões para pais e professores. Disponível em
<https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores>
Currículo Base do Território Catarinense.
Tema transversal: Igualdade na diferença: combate ao racismo estrutural e institucional
Dezembro/2021
Tema Central: Socialização da Formação Continuada na Escola 2021
Orientação para leitura e discussão: Construção de E-book
Tema transversal: Espiritualidade humana