Dia Mundial do Idoso: Assistência Social celebra data com ações e serviços para a terceira idade

Celebrado nesta sexta-feira (1º), o Dia Mundial do Idoso foi amplamente comemorado pela prefeitura, através das equipes da Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, com apoio das entidades como Sesc, Asilo Santa Isabel, Residencial Vila Betânia e Polícia Civil.

Durante a manhã de hoje, os agentes estiveram no Centro Histórico de Laguna conversando com a população e distribuindo panfletos acerca do tema.

O departamento de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal do Idoso oferecem suporte para evitar  a violação dos direitos das pessoas idosas. Além deste cuidado em situações de violência ou negligência, as pastas também promovem atividades de lazer e ações conjuntas para proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos do município.

Recentemente, o Conselho Municipal do Idoso,  junto ao Governo Federal, assinou o Pacto Nacional pelo Idoso que visa ampliar o atendimento geral e melhoria da qualidade de vida dos idosos, buscando recursos específicos para melhor desenvolver políticas públicas voltadas ao idoso através de novas ações e serviços direcionados a este público.

Evento no Cine Mussi:

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e SESC de Laguna, com todos os protocolos e medidas preventivas de segurança contra à COVID-19, realizou também a primeira “LIVE BAILE”, no Cine Teatro Mussi, com apresentações de canto e dança circular do grupo de terceira idade do SESC e apresentação musical da dupla Geraldo e Ademir que embalou nossos queridos da terceira idade aos ritmos de vanerão, rancheira, bolero, tango, forro, dentre outras músicas da velha guarda, e fez a alegria de quem estava presente e de quem assistiu a live pelas redes sociais.

Data

O Dia da Terceira Idade foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991. O documento diz que são consideradas pessoas idosas ou da terceira idade aquelas que possuem 60 anos ou mais e, estabelece direitos relacionados à saúde, transporte, ao tratamento perante a sociedade, a uma boa qualidade de vida, entre outros.