Guarda Municipal ativa número de emergência para atendimento a ocorrências: o 153

A Guarda Municipal de Laguna está com um novo serviço ao cidadão, oferecendo o telefone de emergência: 153. O número é uma ferramenta padrão concedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para uso exclusivo das Guardas Municipais (GM) em todo Brasil. “Esse número chamado de tri-digito foi ativado há poucos dias na cidade”, disse o comando da corporação local, Douglas Marcelino.

O funcionamento é padrão e segue o modelo adotado pela Polícia Militar (PM) para o número 190 ou o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) com o 193. As ligações são gratuitas e pelo contato poderão ser comunicadas ocorrências gerais.

“Como nossa estrutura é um pouco limitada, pode ser que algumas ocorrências de maior potencial ofensivo não consigamos atendê-las, não por não poder, mas por não termos ainda plenas condições de atender as ocorrências mais complexas”, alerta o comandante.

Aplicativo 153 Cidadão

Além da ativação do número de emergência, a Guarda Municipal vai disponibilizar um aplicativo de celular chamado “153 Cidadão”. Ali, o usuário fará um cadastro e a partir dele poderá fazer chamados para a corporação pelo aparelho, todo geo referenciado e mais ágil.

O APP 153 cidadão já se encontra disponível para download nas plataformas Android e IOS. Basta fazer o download e escolher a cidade a qual irá fazer o acionamento, que em seguida a central da guarda despacha as ocorrências para as viaturas que hoje também contam com aparelhos smartphones aonde recebem todas as demandas.