Arquivo público Casa Candemil será reaberto e Cine Mussi passa a ser gerido pela Fundação Lagunense de Cultura

Responsável por abrigar documentos e arquivos de grande valor histórico e cultural para Laguna e toda região, o Acervo Público Municipal Casa Candemil teve seus arquivos digitalizados entregues em cerimônia com o Ministro do Turismo, Gilson Machado, e a Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, nesta sexta-feira (15).

 

“Foram investidos mais de 1 milhão de reais na restauração, espaço físico, mobiliário e digitalização dos arquivos do acervo municipal”, disse a Presidente do IPhan, Larissa Peixoto.

 

O evento marcou também a assinatura do termo de cessão de uso do Cine Teatro Mussi para a Fundação Lagunense de Cultura. “Esse momento representa pra mim a cereja do bolo, porque nesse espaço acontecerão grandes projetos culturais para a cidade. Depois de tantos anos na busca para passar a gestão desse espaço para o poder público”, comemora o Prefeito Samir Ahmad.

 

O prefeito municipal também aproveitou a cerimônia para entregar ao Ministro do Turismo projetos elaborados para o desenvolvimento do turismo e cultura no município. “Sabemos da importância e do valor histórico e cultural que Laguna tem”, reforçou o Ministro do Turismo, Gilson Machado.

 

O evento também foi marcado pela assinatura do termo de fomento para retomada do espetáculo “A Tomada de Laguna”.

 

Saiba mais sobre o Acervo Público Municipal Casa Candemil:

 

A obra de restauração da edificação foi realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do PAC das Cidades Históricas, do Governo Federal, finalizada e inaugurada, em 2019. Hoje (15) foi realizada a entrega dos arquivos digitalizados, que marca a reabertura do espaço para consulta pública.

 

O casario é um dos representantes da arquitetura da cidade e agora passa a ter toda a estrutura necessária para receber moradores e pesquisadores da memória local.

 

Na década de 1990, a casa foi doada ao Iphan pela família Candemil e o instituto instalou neste imóvel o arquivo público municipal. Desde então, o edifício abriga centenas de documentos que recontam a história da cidade e sua população, em um rico acervo que é testemunho da história local. Além de toda intervenção na estrutura da Casa Candemil, parte dos recursos foram  investidos na catalogação e restauração deste acervo arquivístico e na aquisição de novos mobiliários.

 

Atualmente o arquivo histórico esta sob a responsabilidade da Fundação Lagunense de Cultura, sendo seu acervo constituido por documentos diversos da comarca de Laguna, tais como jornais, certidões, inventários, livros de registros e tombos.