Assistência Social promove Reunião Intersetorial para ampliar as notificações nos casos de violências no município

A Vigilância Epidemiológica da Saúde e o CREAS, equipamento da Assistência Social, organizaram uma Reunião Intersetorial para qualificar e intensificar as notificações de violências no município de Laguna, realizada na última sexta-feira (22). A ação é feita pela Vigilância, através do Sistema De Informação De Agravos De Notificação – SINAN.

Foram convidados alguns órgãos, que trabalham diretamente com Violência, entre eles a Polícia Militar, Polícia Civil, Hospital de Laguna, Ministério Público, Programa IST/AIDS e NASF.

Neste primeiro momento, serão realizadas outras reuniões para que fiquem organizados fluxos de encaminhamento e notificação, no qual deverão ser chamados outros órgãos que atuam com violências no município.

Hoje, há uma subnotificação de violências justamente pela falta deste fluxo organizado e de ações em Laguna. O intuito é aproximar cada vez mais todos os órgãos do Sistema de garantia de Direitos e Políticas Públicas para assim trabalhar as violências num todo, uma vez que são fenômenos sociais e necessitam de uma ação integrada e articulada com toda a Rede de Proteção.

Estão previstas mais reuniões para monitoramento e organização de fluxogramas para levar e ampliar a ação junto a mais órgãos municipais.