Profissionais da saúde concluem curso de Capacitação em Valores Humanos e Introdução às Práticas Integrativas Complementares da Saúde

O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica. Atentos a modalidade que investe na prevenção e promoção à saúde física e mental, a Secretaria de Saúde, finalizou o primeiro curso de Capacitação em Valores Humanos e Introdução às Práticas Integrativas Complementares da Saúde. A capacitação foi concluída no dia 15 de outubro, após 4 meses de duração. 

 

O treinamento foi criado pelo Programa de Educação na Índia e adaptado ao ocidente, neste caso especificamente à saúde. O intuito é trabalhar os Valores Humanos através de práticas como meditação, Yoga, aromaterapia, relaxamento, cromoterapia, reiki e outras técnicas.  O objetivo é melhorar a conduta profissional, nos relacionamentos interpessoais com pacientes e com os usuários da saúde pública, refletindo em um atendimento mais acolhedor e humanizado e em um ambiente de trabalho.

 

As práticas mencionadas como yoga, meditação e reiki, foram aplicadas durante o curso com os próprios funcionários. Trazendo um primeiro contato com estas práticas, além de disporem dos benefícios propostos pelas mesmas. O objetivo da secretaria é conseguir aplicar este tipo de terapia natural em todas as Unidades de Saúde, nos quais já receberam kits com difusores, óleos essenciais, som portátil e um pen-drive com músicas (específicas para tratamento), para aos poucos serem implementados nos postos.