Semana de formação continuada trabalha temas sobre inteligência emocional nas unidades escolares
Nos últimos dias, as 21 unidades de ensino municipais promoveram a 9ª Semana de Formação Continuada na Escola, abordando como tema central o “Desenvolvimento da competência socioemocional na escola” e o tema transversal a “Inteligência Emocional”.
Várias palestras e oficinas foram apresentadas aos profissionais que atuam nas creches e escolas municipais, trazendo a tona o assunto de extrema importância, pois os envolvidos em todo o processo de ensino e aprendizagem estabelecem relações interpessoais e intrapessoais nos ambientes de trabalho e pessoais, os quais interferem diretamente na vida de todos.
Segundo a formadora, Professora Geovana Pereira, “a formação continuada na escola é uma bela oportunidade de semear tempos melhores para educação formadora e transformadora, perpassando por valiosos encontros. Admiração é a palavra que define o que aconteceu com o tema da formação deste mês”. A professora, ainda sobre o momento de formação vivido essa semana, cita Rubens Alves, dizendo que ” Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.”
O Secretário de Assistência Social, psicólogo e professor, Enivaldo Torres, também participou como formador esse mês, citando como resumo da sua experiência que se “faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!”, por Mario Sergio Cortella.
A formação contou também com a Me. Graziela Laurindo, professora com vasta experiência na Educação Especial, que resumiu sua experiência como “maravilhosa, sendo esta uma troca necessária para todos os profissionais da educação”.
A Formação de Mediadores, que antecede toda a abordagem acerca do tema nas escolas, teve como especialista a Professora Me. Lucimara Maia da Silva, que resgatou conceito de uma educação sistêmica, como uma abordagem metodológica que traz consigo uma intervenção prática no trabalho, com as escolas, permitindo utilizar a força que está nos alunos na família, nos professores a serviço da Aprendizagem.
A formação ainda contou com a participação da Psicóloga Ana Paula, que promoveu a integração Professora Cristine Guedes e Professor Márcio, os quais estiveram visitando unidades e participantes dos momentos de estudos e discussões.