Novembro Azul: Campanha intensifica os cuidados com a saúde dos homens e de combate do câncer de próstata
Mais cuidado e atenção com a saúde dos homens!
Neste mês, celebramos o Novembro Azul, mês dedicado ao combate do câncer de próstata e de cuidados com a saúde dos homens. A campanha, comemorada mundialmente, será intensificada no município através de diversas ações a serem realizadas nas Unidades Básicas de Saúde de Laguna.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão oferecidos aos homens atendimento especializado, encaminhamento para consultas, mutirões de exames, além de palestras sobre prevenção ao câncer e saúde do homem.
As UBS estarão oferecendo exames de antropometria: peso e altura; consulta médica; Coleta de Teste Rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); atualização de Esquema vacinal; Atendimento odontológico; Acolhimento com as Agentes Comunitárias de Saúde.
As ações serão realizadas nas próximas semanas, seguindo o cronograma divulgado pela secretaria de Saúde. Os horários de funcionamento das unidades serão das 17h às 21h, confira os dias em que cada UBS estará atendendo:
Quarta-feira (10/11)
Portinho;
Progresso;
Vila Vitória;
Ribeirão Pequeno;
Campo de Fora;
Quinta-feira (11/11)
Esperança;
Cabeçudas;
Terça-feira (16/11)
Mar Grosso;
Captura;
Magalhães;
Quarta-feira (17/11)
Portinho;
Barranceira;
Vila Vitória;
Quinta-feira (18/11)
Farol;
Terça-feira (23/11)
Mar Grosso;
Caputera;
Quarta-feira (24/11)
Progresso;
Barranceira;
Ribeirão Pequeno;
Quinta-feira (25/11)
Esperança;
Cabeçuda;
CÂNCER DE PRÓSTATA:
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Outro ponto em relação à saúde do homem envolve o câncer de pênis que, em alguns casos, envolve a amputação do membro masculino. Estimativa do INCA é de que ocorram 1.130 novos casos da doença neste ano. Os principais fatores de risco são higiene íntima inadequada e infecção por HIV.
O Ministério da Saúde também está reforçando os cuidados para o câncer de boca. Na população masculina este câncer é o quinto tipo mais incidente. O tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, infecção pelo vírus HPV e imunossupressão estão entre os fatores de risco para a doença que normalmente acomete homens com mais de 40 anos de idade. De acordo com o INCA, a estimativa para o triênio 2020 a 2022 é de 11.180 novos casos ao ano.
Fonte INCA