Alunos da Escola do Parobé aprendem a fazer sabão orgânico
A Escola de Ensino Básico Agrícola Índio Guimarães desenvolveu o projeto da fabricação de sabão, feito a partir do armazenamento do óleo de cozinha.
O objetivo do projeto, segundo a diretora Eliane da Silva Fernandes, foi um trabalho de conscientização das problemáticas ambientais, despertando a sustentabilidade. “Desenvolvemos esse projeto visando identificar a problemática causada pelo descarte incorreto do óleo de cozinha, bem como apresentar aos estudantes alternativas práticas para o reaproveitamento das diversas matérias-primas, contribuindo efetivamente para a conservação do meio ambiente”.
A produção artesanal do sabão foi ministrada pela moradora da comunidade de Morro Grande, dona Otília Aurélio Fernandes.
A atividade foi trabalhada pela professora Kelly Regina, nos conteúdos de Ciências e Geografia, com os alunos do 4º e 5º ano.
O produto final será vendido para os moradores da comunidade, com baixo custo. Os recursos serão direcionados à APP, e utilizados para eventos culturais, como capoeira e aulas de música.
A Escola de Educação Básica Agrícola Índio Guimarães realiza há dois anos a “Feirinha do Índio” de produtos agrícolas e artesanais produzidos pelos alunos e pela comunidade.