Quarto encontro elabora prioridades do Plano Municipal de Assistência Social

Na tarde dessa quinta-feira (11.11.2021), gestores e servidores da Secretaria de Assistência Social e Habitação e representantes de entidades socioassistenciais, realizaram a quarta reunião de elaboração do Plano Municipal de Assistência Social – PMAS 2022-2025.

 

A pauta da reunião foi a elaboração, discussão e pactuação de prioridades, metas e ações estratégicas da Política de Assistência Social para os próximos 4 anos.

 

Foram criadas propostas para 4 dos 10 objetivos elencados, os demais objetivos serão contemplados na próxima reunião, que será realizada na data de 18.11.2021, no mesmo horário e local.

 

Em 11.11.2021 foram debatidos: Gestão do SUAS, Gestão do Trabalho, Gestão Administrativo-Financeira e Vigilância Socioassistencial.

 

Em 18.11.2021 serão debatidos: Proteção Social Básica, Proteção Social especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Cadastro Único e Auxílio Brasil, Controle Social e Articulação Intersetorial.

 

Segue abaixo link da planilha utilizada:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/10ft7ZTzU68-wF5dJfO3NnVP0077XEbDjs7zArtkehfw/edit?usp=sharing

 

A reunião faz parte de um ciclo de reuniões que será encerrado em dezembro de 2021, e foi coordenada pelo servidor Luiz Augusto Borges, psicólogo efetivo ocupante do cargo de Diretor de Vigilância Socioassistencial.

 


SAIBA MAIS:

 

O Plano Municipal de Assistência Social – PMAS, é um instrumento de gestão previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS.

 

Além de ser um instrumento de planejamento estratégico, norteador da Política de Assistência Social no município, o PMAS é condição para o recebimento de recursos dos entes federal e estadual, e deve ser elaborado de forma participativa e democrática.

 

Na elaboração do PMAS, é comum que participem os gestores, trabalhadores, usuários e conselheiros de Assistência Social, tanto representantes do governo quanto da sociedade civil.

 

Estão também convidados, os gestores e trabalhadores de órgãos e políticas públicas que possuam interface com a Política de Assistência Social, além de todos os cidadãos interessados na Política de Assistência Social e na consolidação do Sistema Único de Assistência Social no município.

 

Segue abaixo, link com calendário das reuniões, que são abertas para qualquer cidadão:
https://drive.google.com/file/d/1H0qQ9c6jLxuyOsRsBxS7i_C2RsVrCkFl/view?usp=sharing