Escolas da rede municipal de Educação participam do projeto sobre Alimentação Saudável

A Secretaria de Educação e Esportes, por meio das nutricionistas responsáveis pela merenda escolar da Rede Municipal de Ensino, vêm desenvolvendo um projeto sobre Alimentação Saudável, onde todas as unidades educacionais do município serão contempladas.

A atividade realizada foi a confecção de um Semáforo dos Alimentos, através de pintura, corte e colagem dos alimentos presentes no dia a dia. A nutricionista Fernanda Costa Bergler destaca que “essas atividades em grupo acabam sendo uma forma lúdica de conscientizar as crianças sobre o que se deve comer diariamente e o que se deve ter cuidado ao comer com frequência alimentos que prejudicam a saúde”.

Duas turmas do 2º ano do ensino fundamental participaram da atividade e o momento foi marcado pela participação dos alunos em confeccionar o semáforo. O material ficou exposto no refeitório da escola para conhecimento e orientação dos demais alunos da unidade. “É muito importante gerar essa conscientização alimentar nas crianças, assim aumentamos as chances de que adquiram bons hábitos saudáveis no futuro”, disse a nutricionista Ana Paula Farias Antunes

A Resolução CD/FNDE nº 06, 8 de maio de 2020, proíbe a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para crianças de até três anos, assim como alimentos ultraprocessados.

As nutricionistas do projeto apontam que as crianças já estão apresentando doenças crônicas que eram típicas de adultos, e o consumo de açúcar está relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças na vida adulta, e muitas vezes, esse é um hábito que se inicia na infância.

O projeto de Educação Alimentar Nutricional, EAN, contou com a participação das professoras Rosângela e Simone e está sendo realizado nas 21 Unidades Escolares do município.