Sábado será dia “D” de mobilização contra o mosquito da Dengue, Zica vírus e Chikungunya

Neste sábado (20), todo estado de Santa Catarina estará envolvido no Dia Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti. “Estamos realizando ações de prevenção e orientação durante todo o mês de novembro. Não tivemos mais focos em Laguna, mas com a proximidade do verão as medidas precisam ser enfatizadas”, esclarece a coordenadora do programa em Laguna, Mathiê Correa.

 

Estão sendo feitas palestras em escolas da rede municipal (aproveitando também o Programa Saúde na Escola – PSE), fixação de cartazes em alguns pontos de grande visualização, entrega de ofícios para sensibilização dos servidores de todas as secretarias e fundações municipais, enfatizado as ações de prevenção nos imóveis com armadilhas e pontos estratégicos, em parceria com os agentes comunitários para divulgação nos imóveis das suas áreas.

 

“Amanhã a equipe – juntamente com outros setores da SMS, também participará da Ação Saúde na Estrada, promovida pela rede Ipiranga, no Posto Rosso, divulgando as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti”, complementa a coordenadora.

 

Em 2021, Laguna registrou pela primeira vez, quatro bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti. Santa Catarina teve recorde de casos, com registro em mais de 190 municípios, epidemia em algumas cidades e maior registro de mortes pela doença.

 

“E o essencial é chamar a atenção para a importância do envolvimento da população nas ações de prevenção ao mosquito, vistoriando periodicamente seus imóveis e eliminando qualquer local que possa estar acumulando água. Afinal, nós não conseguimos evitar que o Aedes aegypti chegue em nosso município, mas sim condições favoráveis para sua instalação e proliferação”, destaca Correa.

 

Como o Programa de Combate à Dengue atua em Laguna?

 

De acordo com a coordenadora, as atividades do programa não foram interrompidas em função da pandemia. “Mantemos a rotina das ações de vigilância, até porque a situação tanto do número de focos do mosquito quanto de transmissão de dengue no estado está bem séria”.

 

•             O  Programa fiscaliza 146 armadilhas instaladas, as quais são inspecionados de 7 em 7 dias; e 31 pontos estratégicos (cemitérios, borracharias, ferros velhos…), locais especialmente vulneráveis à introdução do vetor, inspecionados de 14 em 14 dias.

 

•             Além das ações de vigilância em armadilha e pontos estratégicos que são rotina, conforme a demanda, são realizadas identificações de denúncia e pesquisa vetorial especial quando há suspeita das doenças – dengue, febre de chikungunya e zika.

 

Dados sobre o Aedes Aegypti em SC:

 

Este ano 192 municípios registraram focos do mosquito Aedes aegypti, um aumento de 65,7% comparando ao mesmo período de 2020. Laguna registrou 12 focos.

•             Em 2021 Laguna registrou 12 focos do mosquito Aedes aegypti. A eliminação de locais com água parada é a medida mais eficiente para evitar sua proliferação e as doenças por ele transmitidas.

•             Santa Catarina possui 118 municípios infestados pelo Aedes aegypti. Evitar que cheguemos nessa condição é responsabilidade de todos, faça a sua parte.

•             Santa Catarina já registrou mais de 18 mil casos de dengue, 98% deles com transmissão dentro do estado. Quatro municípios foram considerados em situação de epidemia.

•             Em 2021 o estado registrou a circulação viral de Dengue e Chikungunya. Laguna ainda não registrou casos das doenças.