Dia 03 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 03 de dezembro.

 

Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta.

Fonte: Brasil Escola

Escola inclusiva

A escola inclusiva é aquela que abre espaço para todas as crianças, incluindo as que apresentam necessidades especiais. As crianças com deficiência têm direito à educação  em escola regular. No convívio com todos os alunos, a criança com deficiência deixa de ser “segregada” e sua acolhida pode contribuir muito para a construção de uma visão inclusiva.

 

Garantir que o processo de inclusão possa fluir da melhor maneira é responsabilidade da equipe gestora – formada pelo gestor, coordenador pedagógico, orientador e vice-gestor, quando houver. E para isso, é importante que tenham conhecimento e condições para aplicá-lo no dia a dia da escola.

 

O princípio de inclusão parte dos direitos de todos à educação, independente das diferenças individuais inspiradas nos princípios da Declaração de Salamanca (Unesco 1994).

 

Está presente na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, de 2008.
Os gestores devem saber o que diz a Constituição, mas principalmente conhecer o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de pessoas com deficiência e com qualquer necessidade especial de frequentar ambientes educacionais inclusivos.

O que diz a Lei nº7.853

Estipula a obrigatoriedade de todas as escolas em aceitar matrículas de alunos com deficiência e transforma em crime a recusa desse direito.

 

Aprovada em 1989 e regulamentada em 1999, a lei é clara –Todas as crianças têm o mesmo direito à educação. Os gestores estaduais e municipais devem organizar sistemas de ensino que sejam voltados à diversidade, firmando e fiscalizando parcerias com instituições especializadas que administram os recursos que vêm do governo federal.

 

Este conteúdo também está contido no Plano Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva.

Fonte: Nova Escola