Rio Parobé receberá limpeza emergencial para impedir risco de inundações

A Prefeitura de Laguna lançou edital de licitação para contratação de uma máquina escavadeira hidráulica para limpeza emergencial do Rio Parobé, após a Defesa Civil do Estado emitir relatório apontando riscos de inundações no local, devido seu assoreamento.

“A extensão da limpeza será feita desde a cabeceira da ponte até a desembocadura do rio na Lagoa Santo Antônio”, disse a Secretária de Pesca e Agricultura, Patrícia Paulino.

Relatório da Defesa Civil aponta necessidade de limpeza para evitar riscos:

De acordo com o relatório emitido, em caráter emergencial, sobre a situação do Rio Parobé, o local apresenta altos níveis de assoreamento ocasionando risco para os transeuntes e residentes do local.

O assoreamento é o processo de acúmulo de sedimentos, lixo e matéria orgânica nos leitos dos rios, lagos e mares, o que causa uma redução de sua profundidade. Apesar de o processo de sedimentação e deposição ocorrer de forma natural, ele pode ser potencializado pela ação humana. Dentre os principais fatores que afetam a produção de sedimentos estão: precipitação, tipo de solo e formação geológica, cobertura do solo, uso do solo, topografia, natureza da rede de drenagem, escoamento superficial, características dos sedimentos e hidráulica dos canais.

A Barra do Rio Parobé está em processo de constante modificação, pois sua morfodinâmica é dominada principalmente pela ação das ondas de tempestades na região.

Em vistoria realizada foi possível observar o alto nível de assoreamento da barra do rio Parobé. O local já possui um depósito considerável de sedimentos, impossibilitando e/ou dificultando a passagem de embarcações e contribuindo para inundações da comunidade ribeirinha localizada a montante da foz.

As edificações próximas ao leito do rio, com nível mais baixo, segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil, já sofreram com inundações e tiveram mais de 50 centímetros de cota d’água dentro das residências.