Instituições propõem criação de um Observatório do Boto Pescador em Laguna

Laguna poderá ter um Observatório do Boto Pescador e um Centro de Interpretação Ambiental próximo aos Molhes da Barra. A proposta foi apresentada ao Prefeito Municipal, Samir Ahmad, definida na última reunião do GT Boto Pescador do Fórum da Pesca do Complexo Lagunar, coordenado pela Udesc e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), como ação que integra o Plano de Ação Estadual para Conservação do Boto Pescador (criado pela Portaria nº 214, de 2019).

A proposta do Observatório do Boto Pescador e de um Centro de Interpretação Ambiental compreendem a criação de um espaço multiuso destinado a receber diversas atividades com os objetivos de divulgação da história de vida dos botos e do evento raro na natureza que protagonizam a pesca cooperativa, promovendo assim a conservação da espécie aliada à promoção de atividades educativas, turísticas e de lazer.

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (Sepagri) também integra o grupo e durante a última reunião ficou responsável por entregar os projetos de revitalização do Mar Grosso e dos Molhes para integração das propostas apresentadas no encontro.

O GT do Boto Pescador é composto por diversas instituições, sendo elas a Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna, Polícia Militar Ambiental de Laguna, IBAMA, APA da Baleia Franca, UFSC, PMP/UDESC/Petrobrás, Movimento Boto Vivo, Conselho Municipal de Política e Cultura, Setorial da Pesca Artesanal, Conselho Pastoral dos Pescadores, IMA, Sepagri e Setur.

Saiba mais:

Observatório do Boto Pescador:

O Observatório abrange ainda o apoio a atividades essenciais à conservação dos botos como a pesca artesanal, o monitoramento e a fiscalização, e estaria localizada nos Molhes, próximo a área da “Tesoura”.

Centro de Interpretação Ambiental:

Já o Centro, a proposta é que ele seja em outro espaço público, mas com estratégias mais modernas e interativas que trariam informações relevantes a respeito das espécies marinhas como os botos, tartarugas e invertebrados marinhos.