Trechos da obra do anel viário recebem troca de tubulação da drenagem pluvial

Começou nesta semana a troca de tubulação da drenagem pluvial em alguns trechos da Avenida Prefeito Guimarães Cabral, com parte da obra de revitalização asfáltica do anel viário (sistema binário) que ligará o bairro Mar Grosso ao Centro Histórico.

Além da drenagem, também estão sendo refeitas as bocas de lobo nestes pontos. Até agora, já foram repavimentadas com asfalto as ruas Engenheiro Gafree, Tito Castro, Getúlio Vargas, João Pessoa, Prefeito Guimarães Cabral, Colombo Machado Salles, Avenidas João Pinho e Senador Gallotti.

“Os trechos que ainda não receberam a camada asfáltica são nos pontos onde a Casan precisa passar a tubulação de esgoto”, explicou a responsável técnica pela obra, Gabriela Belmiro.

Ao longo dos 7 quilômetros de asfalto, também estão incluídas ciclofaixas, readequação da drenagem pluvial em alguns pontos, padronização  e alargamento do passeio e faixas elevadas. Tudo com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana de Laguna.

De acordo com a fiscal de Obras, Gabriela Belmiro, nas ruas Engenheiro Gafre e Tito Castro está sendo executado apenas uma reperfilagem, um tipo de regularização da base que consiste em uma camada de nivelamento. “É utilizada uma mistura de agregados de graduação fina, executada com a função de corrigir deformações de superfície de um antigo revestimento e, simultaneamente, promover a selagem de fendas existentes, portanto não é possível retirar o calçamento existente uma vez que, ele é que serve de base, por estar solidificado e estável. O material que já foi aplicado não é o final, dessa forma qualquer interferência em drenagem nessas vias que forem necessárias recuperar e ou serem feitas novas, serão executadas”, explica.

Saiba mais sobre a obra:

A obra compreende a pavimentação da rua Ervin Rubi Teixeira (antiga Eng. Gafree), rua Tito Castro, além da repavimentação asfáltica das Avenidas João Pinho e Senador Galotti, no Mar Grosso, e avenidas Getúlio Vargas e Prefeito Guimarães Cabral e João Pessoa, no Magalhães.

As construções também contemplam a readequação da drenagem, além de ciclovias em todas as vias, objetivando a melhoria na mobilidade urbana.

Os recursos totalizam investimentos de R$13.003.208,28. A empresa que fará a obra é a Qualidade Mineração Ltda.

Entenda porque a base de paralelepípedo e/ou lajotas não será retirada:

Nos trechos com lajotas ainda será aplicado uma geogrelha que serve para reforçar a pavimentação em toda extensão dando maior aderência a massa asfáltica o que impede e possíveis problemas causado pela reperfilagem, está técnica vem sendo amplamente utilizada em todo país pelo excelente custo benefício apresentado.

“Na Avenida Getulio Vargas, iniciamos a fresagem que compreende em toda retirada da camada superior do asfalto existente, dando maior aderência a nova camada que será colocada, para possível recuperação da via”, conclui o secretário da pasta.

Transtornos temporários para futuros benefícios:

É importante salientar que a execução de grandes obras como esta gera alguns transtornos e alterações no trânsito, porém são necessários para melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana da cidade.

“São grandes investimentos que estamos trazendo para melhorar a qualidade de vida do cidadão lagunense e também dos turistas. São transtornos temporários para benefícios permanentes”, destacou o Prefeito Samir Ahmad.