Recadastramento imobiliário de Laguna inclui novos imóveis no IPTU 2022

O IPTU 2022 em Laguna terá mudanças, após a implantação da atualização do cadastro imobiliário, realizado em 2019, através do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT).

Devido essa atualização foram identificados imóveis que não estavam cadastrados e precisavam ser regularizados. Dessa forma, alguns bairros e localidades do interior passaram a integrar o cadastro imobiliário e pagarão o imposto.

O Governo Municipal informa que a partir de quarta-feira, 12 de janeiro, será disponibilizada uma sala de atendimento específica para dúvidas e resoluções referentes ao recadastramento do IPTU 2022.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, Administração e Serviços Públicos, ” todos os proprietários que não tinham cadastro e não eram contribuintes ou que tiverem duvida quanto ao valor ou metragem do imóvel devem procurar a sala de recadastramento”.

A sala de atendimento funcionará no 1⁰ andar do Centro Administrativo Tordesilhas, ao lado da Secretaria de Governo (SEGOV). O contribuinte deverá comparecer com uma documentação do imóvel para localização.

Entenda:

O último recadastramento imobiliário em Laguna foi realizado no ano de 2003 e de forma imparcial. Desta forma, o cadastro imobiliário estava desatualizado há mais de 15 anos

Com a implantação do PMAT, em 2018, o município realizou a modelagem e implantação de sistema de informação geográfico com integração ao cadastro imobiliário municipal; vetorização das unidades imobiliárias através de imagem; atualização de cadastro imobiliário; licença de uso do software e manutenção mensal corretiva e adaptativa do sistema; com hospedagem na nuvem; cursos de atualização e especialização para os funcionários; entre outras ações de modernização do sistema tributário.

O que é o PMAT?

O Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) é um programa do BNDES destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando a modernização da administração tributária e qualificação do gasto público nos municípios.

Serviço:

Local: Sala Recadastramento IPTU 2022 – 1º andar do Centro Administrativo Tordesilhas, Centro (ao lado da Secretaria de Governo – SEGOV)

Horário de atendimento: 08h às 12h/ 13h às 18h