Prefeitura discute projeto de construção da Escola Bilíngue em Laguna
Na tarde da última sexta-feira, dia 21, reuniram-se de forma virtual a Secretária Municipal de Educação, Juliana Fagundes de Carvalho, a Secretária Adjunta de Educação, Lumary Francisco Nunes, a Assessora Especial de Educação, responsável pelo preenchimento dos dados no Plano de Ações Articuladas – PAR, Luciane Mattos, juntamente com a Crisiane Nunes Bez Batti, Diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação e membros de sua equipe técnica para discutir sobre as diligências do projeto de construção da Escola Bilíngue para Surdos que será implantada em Laguna.
Nesta oportunidade, foi discutido sobre a importância do atendimento das diligências que serão encaminhadas pelo FNDE, sendo essa uma ação decisiva e que prevê a construção da nova escola.
Os próximos passos serão voltados a revisão nos projetos de construção e questões atreladas ao mobiliário, que também estão sendo pensados.
Também estão sendo estudadas questões que possibilitem que o município receba o “Cinema Acessível” para pessoas cegas, surdas e autistas no Cine Teatro Mussi. O projeto é uma parceria do Governo Federal, que está sendo ofertado para as cidades por meio do Ministério da Educação, o qual quer promover em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
A Fundaj vai disponibilizar 20 filmes nacionais com produção de acessibilidade comunicacional, o que inclui fone com audiodescrição para cegos e pessoas com baixa visão, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legenda para surdos e ensurdecidos.
O projeto é voltado para unidades da Federação que queiram implementar a iniciativa em seus cinemas e outros tipos de espaços públicos. As produções, inclusive em formatos de desenho, atendem públicos de todas as idades.