Professores Bilíngues, que atenderão alunos surdos da rede municipal, passam por banca para avaliação de proficiência em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Na manhã desta quinta-feira, 3, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com profissionais da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, cumpriu a etapa de avaliação de proficiência em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS dos profissionais a serem contratados como professores bilíngues, conforme Processo Seletivo nº 01/2021/ SEDUC, e aconteceu em plataforma de interação virtual.

Os professores que passarão pelas questões apresentadas pela banca buscam certificação de proficiência para atendimento de alunos surdos que estão matriculados na rede municipal de Laguna, tanto em escolas quanto em creches municipais.

A banca foi composta pelo Professor Doutorando em Estudos da Tradução, Senhor João Paulo Ampessan e pela Professora Doutoranda em Linguística, Senhora Juliana Tasca Lohn. A banca tematizou questões atreladas à Educação de Surdos em unidades de ensino regular e os desafios da inclusão escolar do aluno surdo. Nos próximos dias será entregue parecer que possibilita a admissão por contrato temporário para o ano letivo de 2022.

As aulas na rede municipal de ensino de Laguna iniciarão no dia 14 de fevereiro de 2022, e todos os profissionais estarão participando da Semana de Formação Continuada na Escola no período de 7 a 11 de fevereiro.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Esportes de Laguna, Juliana Carvalho, “o atendimento de qualidade aos alunos surdos depende do domínio de Libras, e para tanto, sabemos que o nosso papel é organizar a seleção de profissionais com capacidade técnica para tal, e para isso contamos com a competência da banca composta por renomados profissionais, como é o caso do Professor João e da Professora Juliana Tasca”.