Governo inicia Programa SC Mais Pesca com investimentos em Laguna

Os municípios do Litoral Sul catarinense são os primeiros beneficiados pelo Programa SC Mais Pesca. O governador Carlos Moisés lançou oficialmente o programa, que terá um total de R$ 28 milhões em investimentos para fortalecer a pesca artesanal em Santa Catarina. A solenidade ocorreu na Casa d’Agronômica no fim da tarde desta quarta-feira, 16, e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

Neste primeiro momento, foram contemplados 14 municípios da região Sul e da Grande Florianópolis. Eles terão R$ 13,9 milhões em recursos para a melhoria na infraestrutura, construção de galpões e ranchos coletivos e aquisição de equipamentos. Os municípios do Litoral Norte irão firmar compromisso na próxima semana.

“Embora seja uma atividade tradicionalíssima em Santa Catarina, a pesca artesanal sofreu historicamente com a falta de investimentos. Vamos mudar essa realidade com o SC Mais Pesca. Vai ser um divisor de águas. Os municípios conseguirão realizar melhorias, que ajudem a preservar e fortalecer este importante setor da nossa economia. Colheremos os frutos desta ação lá na frente”, destaca o chefe do Executivo estadual.

Segundo o secretário Altair Silva, este é o começo de um grande investimento na melhoria da infraestrutura e da profissionalização da pesca artesanal catarinense. Cada cidade receberá até R$ 1 milhão do Governo do Estado.

“Pela primeira vez na história, o Governo do Estado e a Secretaria da Agricultura fazem investimentos deste porte na pesca artesanal catarinense. Serão diversos municípios beneficiados com obras estruturantes, fundamentais para que o setor possa expandir a sua produção, gerando emprego e renda para os catarinenses, fortalecendo toda a cadeia da pesca”, diz o secretário.

O presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva, salientou que o SC Mais Pesca representa orgulho e esperança para o setor.

Melhoria na infraestrutura e mais segurança para os pescadores

Em Laguna, o SC Mais Pesca irá tirar duas obras do papel, atendendo uma demanda antiga dos pescadores. A Casa do Peixe será construída no centro da cidade, a partir da reforma em uma estrutura de alvenaria já existente, e será utilizada para comercialização de pescado, além de fomentar o turismo e a tradição de adquirir os produtos diretamente dos pescadores artesanais.

Já o Rancho de Pesca Coletivo ficará localizado na Praia do Cardoso e servirá para armazenar os equipamentos de pesca, abrigar e consertar as embarcações dos pescadores artesanais da comunidade. As melhorias atenderão diretamente 30 famílias de pescadores e favorecerão o aumento de emprego e renda no município.

“Esses dois projetos irão fomentar ainda o setor turístico do município, que recebe uma demanda alta no Centro Histórico, no Farol de Santa Marta e na Praia do Cardoso na procura de comercialização dos pescados. São dois projetos fundamentais para o nosso município, para que os nossos pescadores possuam uma estrutura adequada para trabalhar e comercializar sua produção”, ressalta a secretária de Pesca e Agricultura de Laguna, Patrícia da Silva Paulino.

:: Municípios beneficiados e projetos apoiados

• Laguna: Construção de rancho de pesca coletivo R$ 591.343,51
  • Laguna: Reforma de prédio para instalação da Casa do Peixe R$ 408.656,49
  • Jaguaruna: Construção de quatro ranchos coletivos de pesca R$ 1.000.000,00