Museu Casa de Anita: visitantes poderão assistir filme original e inédito sobre o sétimo sepultamento de Anita Garibaldi

O Instituto Cultural Anita Garibaldi fez a entrega oficial nesta segunda-feira (21), de uma televisão de50 polegadas para a Fundação Lagunense de Cultura. O equipamento foi instalado na sala de visitação da Casa de Anita, para que os turistas e visitantes possam assistir algumas projeções sobre a vida de Anita Garibaldi. Em destaque ao filme inédito de 1932, produzido na Itália. O filme retrata o Ministro Mussolini transferindo os restos mortais da Heroína da cidade de Gênova/Itália, para Roma, no qual deposita em grande monumento inaugurado no Monte Gianícolo, em Roma, em homenagem à memória e aos feitos desta catarinense que os italianos a consideram como a “Mãe da Pátria Italiana”.

 

 

O equipamento entregue foi adquirido pelo italiano Walter Petruziello, que em visitação à Casa de Anita, juntamente com o Consul Italiano Sr. Salvatore di Venizia, disse ter ficado sensibilizado com a exibição das cenas originais do sétimo sepultamento de Anita, que eram até então exibidas ao público em um aparelho de tv muito pequeno.  

 

 

Para Petruziello, a situação foi de grande solidariedade, “fiquei muito sensibilizado com as cenas históricas deste documentário histórico, e por isso acho que o mesmo merece ser visto pelos turistas de forma panorâmica, motivo pelo qual vou comprar um grande aparelho de TV e doar ao CulturAnita”.  A aquisição foi doada ao CulturAnita, que por sua vez fez a cessão de uso em caráter temporário à Fundação, sem prazo de encerramento.

 

 

No filme pode-se ver as imagens de 1932 onde um grande contingente de população italiana acompanha a exumação dos restos mortais de Anita e ao desfile do féretro pela cidade de Genova. O momento foi culminando com a apoteótica chegada à Roma e com um desfile militar seguido e aclamado pela população da época, demonstrando que os italianos cultuam respeito e fazem imensa reverência à sua memória. Ao mesmo tempo um dos maiores vultos da história brasileira, motivo pelo qual é conhecida como a Heroína de Dois Mundos.  

 

 

O Sr. Milton Cavalcanti, presidente do Instituto aproveitou a ocasião para informar que nos próximos dias será apresentado um novo projeto internacional de promoção e valorização dos ideais defendidos por Anita, projeto este que foi denominado de Anita Fidelis que, tendo por ícone a figura de Anita, terá por objetivo combater as discriminações e a violência contra as mulheres, promover a igualdade social e valorizar os valores democráticos expressados pela Heroína em suas cartas.  Segundo o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin, este projeto que nasceu na Itália já conta com a adesão de instituições dos Estados Unidos da América do Norte, do Uruguai, da Itália, de San Marino e neste momento o CulturAnita o está submetendo às autoridades e instituições nacionais para que, se desejarem, formalizem suas participações e adesões. 

 

 

A Presidente da Fundação, Sra. Vanere Pires da Rocha, agradeceu emocionada a cessão do equipamento, acrescentando que a partir de agora as visitas à Casa de Anita serão bem mais valorizadas e que ao sair o visitante terá uma melhor visão da importância da Anita para os italianos.